10 BENEFÍCIOS DO PILATES COMO ATIVIDADE FÍSICA

10 BENEFÍCIOS DO PILATES COMO ATIVIDADE FÍSICA

Você já ouviu falar sobre os benefícios do Pilates? Essa é uma prática bem conceituada e com vários benefícios comprovados, que envolve a realização de movimentos para promover o fortalecimento e a reabilitação do corpo. É, portanto, muito importante para tratar e prevenir lesões de diferentes naturezas.
A prática foi criada por um médico alemão, chamado Joseph Pilates, com o objetivo de ajudar soldados que sofreram lesões na guerra e reabilitá-los. Hoje, é utilizada como forte aliada para todos os grupos da população.
Para mostrarmos os benefícios do Pilates, convidamos a especialista Carla Giuliano de Sá Pinto Montenegro, profissional de Educação Física Sênior do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein, para tirar as nossas dúvidas. Vamos saber mais? Então, boa leitura!
Quais são os benefícios do Pilates?
Confira algumas das vantagens da prática do Pilates para o seu dia a dia!
1. REDUZ O ESTRESSE 
Uma das principais vantagens do Pilates é a sua capacidade de reduzir o estresse. Como sabemos, viver uma vida estressante é algo extremamente negativo para a sua saúde, tanto física quanto mental. A prática da atividade ajuda a amenizar essa situação.
2. MELHORA A POSTURA 
Se você tem problemas de postura, não se sinta sozinho. Essa é uma situação enfrentada por muitas pessoas e que pode ser ajustada com a prática do Pilates. A atividade ajuda no fortalecimento muscular e, consequentemente, no alinhamento postural daqueles que o praticam.
3. AJUDA NA RESPIRAÇÃO 
Embora respirar seja algo involuntário, a verdade é que boa parte de nós não sabe como fazer isso da forma correta. Assim, podemos nos sentir cansados e ter sintomas como dores de cabeça. A prática do Pilates ajuda na consciência corporal e aprendizado da respiração adequada.
4. MELHORA A FLEXIBILIDADE 
Muitas pessoas também são bem pouco flexíveis. Práticas como o Pilates e a yoga ajudam muito nesse quesito, promovendo um alongamento progressivo e uma consequente diminuição de dores por tensões, comuns em regiões como o pescoço e os ombros.
5. AJUDA NO FORTALECIMENTO MUSCULAR 
Ainda que o Pilates não seja uma prática de musculação, ele é excelente para ajudar a fortalecer os músculos a partir de atividades feitas em cada sessão. Assim, você ganha força, ainda que a hipertrofia não seja alcançada com essa atividade.

6. PREVINE LESÕES 
Quando estamos bem alongados e fortalecidos, também ficamos menos propensos a sofrer lesões. Isso é válido tanto para atletas e pessoas que praticam atividades físicas quanto para quem não tem o hábito de se exercitar. Afinal, todos estão suscetíveis a quedas e acidentes.
7. MELHORA O DESEMPENHO FÍSICO 
Apesar de não colaborar diretamente com a hipertrofia, o Pilates é uma ótima prática para quem faz outros tipos de atividades físicas. Ele ajuda na prevenção de lesões e faz com que os seus resultados sejam obtidos com mais rapidez, permitindo até que a amplitude dos movimentos seja melhorada.
8. PREVINE DOENÇAS CRÔNICAS 
Outra vantagem do Pilates está na prevenção de doenças crônicas, dentre elas, a diabetes. Além disso, a sua prática frequente costuma ajudar bastante no tratamento desses problemas. 
9. PROPORCIONA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR 
Todos querem se sentir bem, não é mesmo? Então, fazer qualquer tipo de atividade física é sempre uma boa pedida. Nesse caso, o Pilates não decepciona e também é uma ótima forma de garantir que substâncias benéficas sejam liberadas em sua corrente sanguínea, promovendo mais felicidade.
10. PREVINE PROBLEMAS EMOCIONAIS 
O Pilates (assim como as atividades físicas, em geral) ajuda na liberação de neurotransmissores (dopamina, serotonina e endorfina, por exemplo), que colaboram com a prevenção de questões como a depressão e a ansiedade. Além disso, a prática é muito vantajosa para quem já lida com essas condições e busca algo para complementar o tratamento medicamentoso e psicoter.

 

 

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *