Aô Goiás, quem te conhece não esquece jamais!

Goiás é dono de uma culinária rica em sabores, que denotam o carinho e amor de uma avó expressos através daquela comidinha caseira, preparada em um fogão que espalha o cheiro da lenha pela casa. Essa culinária incrível é capaz de nos fazer lembrar o cheirinho da comida que só nossa mãe sabe fazer.

E antes de te apresentar essas delícias, deixa eu te contar um pouquinho da história da nossa gastronomia!

Assim como grande parte do cardápio brasileiro, nossa lista de pratos típicos é influenciada pelas receitas indígenas e europeias. Essa influência veio para cá através dos tropeiros, advindos de São Paulo e Minas Gerais, dando importante contribuição ao cenário gastronômico local.

E que cenário, hein! Para a entrada, que tal uma chica doida? Se o prato principal vier acompanhado de uma boa paçoca de carne-seca então, melhor ainda. Para a sobremesa, a marmelada de Santa Luzia pode cumprir bem esse papel, né?

Aô Goiás, quem te conhece não esquece jamais!

Conheça agora todos os pratos que são patrimônio imaterial de Goiás

Jantinha

O bom goiano é apaixonado pela famosa Jantinha! O prato que reúne arroz branco, feijão tropeiro, mandioca com manteiga do sertão, vinagrete, farofa e um espetinho suculento, de carne ou frango, enche os olhos de quem vê. E o cheiro então!

Em 7 de dezembro de 2022, o prato se tornou marca registrada do goiano. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, sancionou o projeto de lei que torna a “jantinha” um patrimônio imaterial da capital.

Onde encontrar: Oliveiras Jantinha – eleito a melhor jantinha de Goiânia no Prêmio Curta Mais – O Melhor da Cidade 2022. 

R. João Marques, quadra 6 – Parque dos Buritis.

Pamonha

Nem só de pequi vive o goiano…é preciso ter uma pamonha também, pelo ao menos uma vez na semana. Um símbolo de Goiás, capaz de gerar intrigas na família – não toque no queijo da pamonha de ninguém, você estará sujeito a agressões – chega à nossa mesa em uma explosão de sabores.

Do tempero doce ao salgado, por diversas vezes se apresenta recheada com linguiça, muita cebolinha, pimenta, creme de pequi, jiló, ou até frango com catupiry. Ultimamente, até em cor de rosa. A pamonha é muito amada pelo goiano!

No dia 20 de dezembro de 2022, o governador Ronaldo Caiado, sancionou a lei que declara a pamonha um patrimônio imaterial de Goiás.

Onde encontrar: Pamonharia Frutos da Terra – eleita a melhor pamonha de Goiânia em 2022, pelo Prêmio Curta Mais – o Melhor da Cidade 2022.

R. C-234, 969 – Setor Nova Suíça.

Empadão Goiano

Se você mora ou já visitou Goiás, esse estado com um caderno de receitas tão amplo, e nunca provou o famoso Empadão Goiano, saiba que você está cometendo um pecado terrível.

Brincadeiras à parte, o empadão é um dos pratos mais famosos da região. A torta salgada de massa podre é composta por uma massa saborosa e fininha, que desmancha na boca.

Com uma explosão de sabores, tem recheio caprichado de frango, queijo minas em cubos, azeitona, palmito e linguiça. Ou então, carne de porco, guariroba e uma outra gama de opções adaptadas.

O reconhecimento do empadão goiano como patrimônio cultural e imaterial é tema de projeto aprovado em primeira votação no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO).

Onde encontrar: Empadinha da Nenen – eleita como a melhor empada do ano em Goiânia, em novembro de 2022, pelo Prêmio Curta Mais – o Melhor da Cidade 2022.

Av. 136, 1002 – Setor Marista. 

Chica Doida

Nascida e criada em Goiás, a Chica Doida encanta a todos com seu jeitinho delicioso e incrível de encher os olhos (e a barriga). Segundo a história, a querida Chica, feita a base de milho, foi criada na cozinha da goiana Petronilha Ferreira Cabral, em Quirinópolis. 

Todo goiano raiz já ouviu dizer, durante o preparo da pamonha, que a quantidade de palha para embalar a massa<>

/p>

justify;”

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *