COPA SUL-AMERICANA 2024
O Cruzeiro aposta na experiência de seus jogadores argentinos para conquistar o título da Copa Sul-Americana, diante do Racing. O elenco celeste conta com cinco jogadores do país vizinho. São eles: o zagueiro Lucas Villalba, o volante Lucas Romero, o meia Álvaro Barreal e os atacantes Lautaro Díaz e Juan Dinenno. A final da competição continental será neste sábado (23 de novembro), às 17h, em Assunção, no Paraguai.
Destes cinco atletas, apenas o atacante Juan Dinenno não está à disposição do técnico Fernando Diniz. Ele se recupera de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e não retorna aos gramados na temporada de 2025. O centroavante, no entanto, está com a delegação em Assunção, sede da partida decisiva.
Dos outros quatro jogadores, dois são considerados titulares (Lucas Villalba e Lucas Romero) e os outros figuram como opções no banco de reservas (Álvaro Barreal e Lautaro Díaz).
Rivalidade com o Racing
Lucas Romero é o argentino do atual elenco com mais jogos pelo Cruzeiro – com 203 partidas. Ele é o estrangeiro que mais vezes vestiu a camisa estrelada, superando o compatriota Ariel Cabral. Além da identificação com o clube celeste, Romero terá um elemento extra na decisão da Sul-Americana: a rivalidade com o Racing.
O argentino vestiu a camisa Independiente, principal rival do adversário do Cruzeiro na decisão continental, durante três temporadas. Romero deixou o clube mineiro em julho de 2019 e se transferiu para a equipe argentina, onde permaneceu até o fim da temporada de 2022. Foram 117 partidas com a camisa do clube de Avellaneda, na Grande Buenos Aires, com cinco gols marcados e dez assistências.
Cruzeiro contra equipes da Argentina
O Cruzeiro também se apega no retrospecto contra equipes da Argentina para ficar com o título da Copa Sul-Americana. Isso porque a Raposa é o clube brasileiro que possui mais vitórias sobre os hermanos. São 43 triunfos em 93 partidas. Destes confrontos, seis foram pela Copa Sul-Americana. O Cruzeiro saiu vencedor em três.
Cruzeiro contra times argentinos
Mercosul
Jogos – 14
Vitórias – 10
Sul-Americana
Jogos – 6
Vitórias 3
Libertadores
Jogos – 40
Vitórias – 16
Recopa Sul-Americana
Jogos – 2
Vitórias – 2
Supercopa da Libertadores
Jogos – 28
Vitórias – 12
Supercopa Masters
Jogos – 2
Vitórias – 0.