DURANTE ENTREVISTA, PÁBIO MOSSORÓ FALA SOBRE SEU FUTURO POLÍTICO E O QUE ESPERA DE 2026
Glaucio Montana
“Nós estamos focados na finalização do governo, trabalhando para terminar bem avaliados. Claro que temos um projeto político que envolve a deputada Zeli, o deputado Célio Silveira, o governador Ronaldo Caiado e o Daniel Vilela. Com planejamento a partir de 2025, vamos organizar ações conjuntas para avaliar as possibilidades de disputarmos as eleições de 2026”, afirmou Pábio Mossoró.
As eleições deste ano deixaram uma lição importante sobre o valor das alianças políticas. Em um cenário de disputas acirradas, os candidatos que melhor souberam construir pontes e agregar apoios se destacaram e se elegeram. Muitas vezes a força de um líder está em sua capacidade de unir interesses divergentes e criar coalizões robustas.
Um exemplo prático é o do atual prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB). Durante quase oito anos à frente da prefeitura, Mossoró se mostrou como uma liderança sólida. Nesse período, conseguiu derrotar a deputada federal Lêda Borges (PSDB) em duas ocasiões e, de quebra, eleger seu sucessor no Executivo municipal.
Em entrevista, o gestor destacou o trabalho voltado para o fortalecimento da região e mencionou os planos para as eleições de 2026, que envolvem nomes importantes, como a deputada estadual Dra. Zeli (UB), o deputado federal Célio Silveira (MDB), o governador Ronaldo Caiado (UB) e Daniel Vilela (MDB).
Embora deixe o futuro político em aberto, ele já começa a idealizar as possibilidades: “Ainda não sabemos como será o quadro. Se eu for candidato a deputado estadual, a Zeli será candidata a federal. Se eu for federal, a Zeli será estadual”, explica. Segundo ele, o grupo está avaliando qual será a melhor composição para o pleito. “Tudo vai depender da conjuntura política. É claro que o Entorno terá força para pleitear um espaço na chapa majoritária junto com o Daniel, ou até mesmo uma indicação para a suplência ao Senado, ao lado da Gracinha. Estamos trabalhando para unir os prefeitos da nossa região e criar um grupo coeso que possa disputar posições na chapa majoritária”, afirmou.
Grupo político unido
Questionado sobre a possibilidade de seu nome ser indicado como vice em uma eventual chapa liderada por Daniel Vilela, Mossoró se mostrou aberto, mas ressaltou a importância do grupo político na tomada de decisões. “Estou muito tranquilo em relação a essas especulações, porque faço parte de um grupo político. Nele, trabalhamos com unidade. É claro que a região do Entorno tem um diferencial: hoje, somos o segundo maior colégio eleitoral do estado. Se conseguirmos unir os prefeitos e as lideranças, como deputados federais e estaduais, as chances de o Entorno indicar um nome forte são muito grandes”.
O prefeito também destacou a importância da região no último pleito para o Executivo estadual. “O governador Ronaldo Caiado tem uma referência muito forte no Entorno e a vitória dele no primeiro turno, na última eleição, foi garantida, em grande parte, pela força da nossa região”, destacou Mossoró.
No término de sua gestão, Pábio celebrou o sucesso do trabalho em Valparaíso e reafirmou o compromisso de fortalecer o Entorno. “Agora, finalizando o meu mandato como prefeito, sinto que cumprimos nosso papel ao eleger Marcus Vinicius como sucessor. Nosso foco é fortalecer não só Valparaíso, mas toda a região, para podermos disputar espaços importantes nas próximas eleições”, concluiu.
JNFBRASIL