GOIÁS
CARROÇA LEVA ESPETÁCULO GRATUITO Á REGIÃO DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO DE GOYAZ
O Grupo Carroça lança, nesta quarta-feira (24/04), a turnê gratuita de circulação do espetáculo O Sumiço da Carroça, com apresentação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), às 19 horas. O projeto conta com apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Goyazes, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
A iniciativa visa contribuir para a formação de plateia, promoção e democratização do acesso a bens culturais. A turnê passará pelas praças das quinze cidades que compõem a região da antiga estrada de Ferro de Goyaz. São elas: Anhanguera, Cumari, Goiandira, Catalão, Ipameri, Urutaí, Pires do Rio, Silvânia, Vianópolis, Orizona, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Bonfinópolis, Anápolis e Goiânia.
A segunda ação consiste no registro audiovisual da turnê, para dar continuidade à web-série estreada em 2022 no canal do grupo Carroça no Youtube, chamada O Sumiço da Carroça – doc, com estreia prevista para setembro de 2024. A montagem do espetáculo conta com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.
SINOPSE
Uma trupe de mambembes acaba de chegar à cidade, e, como em todos os lugares por onde passam, apresentam suas peças ao grande público. No repertório, disponibilizado como em um cardápio, está a obra de William Shakespeare. Numa de suas apresentações, a carroça que usam para viajar de uma cidade a outra, some.
Acontece que o chefe dos comediantes descobre-se milionário, por causa de um bilhete premiado encontrado em sua tralha, e isso causa uma reviravolta na vida dos mambembes. Mas com tanta confusão que se segue, é pouco provável que os sonhos se realizem, deixando o desespero abater a todos e os sonhos de uma vida melhor se despedaçar ao chão.
GRUPO CARROÇA
Com uma trajetória de quase 20 anos, a Companhia exerce atividades tanto com o audiovisual quanto com o teatro. O coletivo de teatro e cinema chamado Grupo Carroça concentra seu trabalho na pesquisa em comédia desde sua fundação, em setembro de 2005, nos corredores do curso de interpretação do Antigo Veiga Valle.