SORTUDOS
EMPRESÁRIO DEIXA EMPRESA DE HERANÇA PARA 700 FUNCIONÁRIOS
Bob Moore morreu no sábado (9/2), aos 94 anos
Herdar parte da empresa onde se trabalha não é uma situação muito comum no meio corporativo, mas está sendo a realidade de 700 trabalhadores nos Estados Unidos. Trata-se da equipe da Bob’s Red Mill, uma marca de alimentos integrais. O fundador do empreendimento, Bob Moore, morreu no sábado (9/2), aos 94 anos, e deixou como legado um plano para possibilitar segurança financeira aos seus empregados.
De acordo com o Business Insider, Moore mantinha uma iniciativa de distribuição de ações chamado Plano de Propriedade de Ações de Funcionários (ESOP, na sigla em inglês) desde 2010.
No início, a empresa repassava aos funcionários uma porcentagem dos lucros. Mas, depois de adotar o modelo ESOP, um terço da empresa foi transferido para os trabalhadores. Outro terço foi repassado posteriormente e, por fim, em abril de 2020, a empresa já era 100% de propriedade dos seus colaboradores.
A medida veio após Moore se recusar a vender o negócio para grandes corporações interessadas. Ele fundou a Bob’s Red Mill com sua esposa, Charlee, em 1978, e transformou a empresa de alimentos integrais em um império. O faturamento anual da marca é estimado em mais de US$ 100 milhões (o equivalente a quase R$ 500 milhões), obtido com a venda de mais de 200 produtos em cerca de 70 países.
Por. Pequenos EMPRESA GRANDES NEGÓCIOS.
JNFBRASIL-JORNAL NOSSA FOLHA-DF, ENTORNO E GOIÁS.