ELEIÇÕES DE 2024 6.649 CANDIDATOS MILITARES NAS ELEIÇÕES DESTE ANO COM 1.015 PELO PL.
6.649 CANDIDATOS MILITARES NAS ELEIÇÕES DESTE ANO COM 1.015 PELO PL.
A crescente presença militar na política é alvo de críticas, mas partidos como o PT ainda apostam em candidatos com o perfil.
Segundo levantamento da Folha de São Paulo, as eleições municipais de 2024 terão pelo menos 6.600 candidatos que declaram profissão militar ou policial, ou que têm nomes de urna que fazem referência a forças de segurança. Mesmo com críticas e propostas para limitar a participação de militares na política, o Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou 140 candidatos desse perfil. Por outro lado, o Partido Liberal (PL) de Jair Bolsonaro lidera com 1.015 candidatos.
Abaixo a lista de partidos que registraram candidatos militares nas eleições de 2024:
publicidade
PL: 1.015 candidatos
Republicanos: 601 candidatos
União Brasil: 566 candidatos
PP: 534 candidatos
MDB: 518 candidatos
PSD: 466 candidatos
Podemos: 372 candidatos
PRD: 331 candidatos
PSB: 266 candidatos
PSDB: 253 candidatos
PDT: 245 candidatos
Novo: 213 candidatos
Avante: 206 candidatos
Solidariedade: 193 candidatos
PT: 140 candidatos
Cidadania: 69 candidatos
Rede: 37 candidatos
PV: 31 candidatos
PSOL: 18 candidatos
PC do B: 17 candidatos
PCO: 1 candidato
Protagonismo dos candidatos militares
Os partidos à direita, como PL, Republicanos e União Brasil, são os que mais investiram em candidatos ligados às forças de segurança. O PL, por exemplo, dobrou o número de candidatos militares em comparação a 2020, mostrando sua estratégia de dar protagonismo a policiais, delegados e militares na disputa eleitoral — apostando menos em candidatos de alta patente, como generais e coronéis.
Conteúdo Promovido
Coronel enfrenta Lula em texto no blog do Exército: oficial alerta sobre c…
Soldado do Exército Brasileiro mais temido pelo Paraguai: sozinho, derroto…
Presidente da Venezuela Nicolas Maduro declara que as Olímpiadas “foram os…
Esse truque diminui a próstata e mantém o fluxo normal do xixi
O PL terá nestas eleições o número de 1.015 candidatos militares ou das forças auxiliares. Dentre os 14 candidatos a prefeito em capitais pelo PL, quatro são policiais.
Esse movimento contrasta com os partidos de esquerda, onde há uma presença menor, mas ainda relevante, como no caso do PT.
A Contradição do PT
Apesar de adotar um discurso crítico em relação à participação de militares na política, o PT lançou 140 candidatos com perfil militar ou policial. O PT tem defendido propostas que visam limitar a participação de militares na política.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo governo Lula pretende proibir militares da ativa de disputarem eleições ou ocuparem cargos no primeiro escalão do Executivo. Além disso, o projeto propõe que os militares sejam transferidos para a reserva ao registrarem candidatura, sem possibilidade de retorno à carreira e sem remuneração, salvo se já tiverem cumprido 35 anos de serviço.
JNFBRASIL