HISTÓRIA:

MÚMIA MAIS FAMOSA DO PERU, JOVEM INCA SACRIFICADA HÁ 500 ANOS TEM ROSTO RECONSTRUÍDO

A múmia conhecida como “Juanita” e “Senhora de Ampato” foi descoberta em 1995. Estudos apontam que Juanita foi sacrificada entre 1440 e 1450 DC.

Rosto de uma jovem inca sacrificada há 500 anos é reconstruído.

Cientistas do Peru e da Polônia reconstruíram o possível rosto da múmia mais famosa do Peru, uma adolescente inca sacrificada em um ritual há mais de 500 ano1s no topo dos Andes. O resultado foi apresentado em uma cerimônia na terça-feira (24)..

A múmia conhecida como “Juanita” e “Senhora de Ampato” foi descoberta em 1995, a uma altitude de mais de seis mil metros no vulcão Ampato, pelo antropólogo norte-americano Johan Reinhard.

Ver a Juanita, ver o rosto dela como realmente era quando estava viva, é um sentimento difícil de expressar. Porque, quando a vi, estava a mais de 20 mil pés de altitude, o rosto dela havia sido ressecado porque o tecido que o cobria havia rasgado quando ela e seu túmulo caíram dentro de uma cratera.

Johan Reinhard, antropólogo.

Oscar Nilson, um arqueólogo e escultor sueco especializado em reconstruções faciais em 3D de humanos antigos, disse à Associated Press que levou “cerca de 400 horas de trabalho” para modelar o rosto.

 Segundo estudos antropológicos, Juanita foi sacrificada entre 1440 e 1450 DC, quando tinha entre 13 e 15 anos. Ela tinha 1,40 metro de altura, pesava 35 quilos e estava bem nutrida.

A provável causa da morte foi um golpe grave no lobo occipital direito, segundo pesquisadores da Universidade Johns Hopkins que realizaram uma tomografia computadorizada.

CRÉDITO : G1

JNFBRASIL : JORNAL NOSSA FOLHA BRASIL – DF ENTORNO E GOIÁS

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *