A UVA DE SAINT-ÉMILION :


CURIOSIDADES SOBRE A UVA DE SAINT-ÉMILION A CLÁSSICA VARIEDADE BORDALESA SEMILLON 

Semilion, Semillon, Sémillon, Semillón? Ou seria St. Émilion? De origem bordalesa, esta famosa uva branca teria se originado na cidade de Saint-Émilion? Descubra fatos interessantes sobre ela a seguir.

SAINT-EMILION

Até o século XVIII, a Sémillon só era cultivada em Sauternes e a primeira citação é de 1736 como “semilion ou St Émilion”, nome que deriva de semeljun, a pronúncia local para Saint-Émilion, onde a variedade existe, mas nunca foi plantada em grande quantidade.

SAUVIGNON BLANC

Estudos de DNA sugerem que a Sémillon é muito próxima geneticamente da Sauvignon Blanc, mas sem parentesco. Talvez daí venha sua parceria natural nos blends brancos bordaleses – combinação que vem sendo replicada em diversas partes do mundo com sucesso.

SEMENTE

Uma hipótese diz que a Sémillon vem das florestas ou ilhas do Gironde, onde apareceu por volta do século XVI. E por isso sugere-se que Sémillon deriva da palavra occitana “sem”, que significa “semente”, com o sufixo-ilho, possivelmente indicando que a variedade foi obtida a partir de sementes em vez de ser derivada de videiras selvagens.

 

CRÉDITO : ADEGA

JNFBRASIL : JORNAL NOSSA FOLHA – DF ENTORNO E GOIÁS

 

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *