AÇAFRÃO: 9 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE


AÇAFRÃO: 9 BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

O açafrão é uma planta medicinal que tem forte ação anti-inflamatória e antioxidante, possuindo vários benefícios para a saúde, como aliviar os sintomas de TPM, ajudar no controle da diabetes, promover o emagrecimento e prevenir doenças cardiovasculares, por exemplo.

As principais propriedades do açafrão estão concentradas nos filamentos alaranjados da flor, que são ricos em crocina, crocetina, safranal e canferol. Embora tenham nomes semelhantes, o açafrão (Crocus sativus) é diferente do açafrão-da-terra (Curcuma longa), também conhecido como cúrcuma, embora ambos possam ser usados na culinária.

O açafrão pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias, supermercados ou feiras livres, sendo usado principalmente na culinária e no preparo de chás.

Os principais benefícios do açafrão são:

1. COMBATE A DEPRESSÃO 

Alguns estudos [1,2] têm demonstrado que a crocina e o safranal, compostos presentes no açafrão, têm ação semelhante a alguns remédios antidepressivos, como a fluoxetina e imipramina, pois ajudam a inibir a recaptação da dopamina e da noradrenalina, dois tipos de neurotransmissores que regulam o humor.

Desta forma, o açafrão pode auxiliar no tratamento da depressão, da ansiedade e de alterações de humor.

2. AJUDA NO  CONTROLE DA DIABETES 

O açafrão possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem as células do pâncreas e melhoram a produção de insulina, regulando os níveis de glicose no sangue, o que ajuda a controlar a diabetes.

3. PROMOVENDO O EMAGRECIMENTO 

Alguns estudos [3,4] mostram que o açafrão pode ajudar no emagrecimento, porque melhora o humor e reduz o apetite, diminuindo a ingestão de calorias durante o dia.

Além disso, um outro estudo [4] mostrou que o suplemento de açafrão também pode ajudar a diminuir o índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura e a massa gorda total.

No entanto, é importante lembrar que para promover o emagrecimento, o consumo do açafrão deve ser feito associado a uma dieta saudável e variada e a prática regular de exercícios físicos.

4. ALIVIA OS SINTOMAS DA TPM

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antidepressivas, o açafrão pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas mais comuns da TPM, como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça, cólica e desejo por alimentos doces.

5. AJUDA NO TRATAMENTO DO ALZHEIMER 

O açafrão possui propriedades antioxidantes que diminuem os danos causados pelos radicais livres nos neurônios, além de aumentar os níveis de acetilcolina, um neurotransmissor importante para a memória e que tem seus níveis reduzidos na doença de Alzheimer.

Além disso, o açafrão também tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem a produção de substâncias inflamatórias e tóxicas para os neurônios. Entretanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.

6. PREVINE A DOENÇA DE PARKINSON 

O efeito antioxidante e anti-inflamatório da crocetina, presente no açafrão, ajuda a proteger os neurônios, podendo prevenir e até ajudar no tratamento da doença de Parkinson, melhorando a falta de coordenação motora. No entanto, ainda são necessários estudos que comprovem esse benefício.

7. EVITA DOENÇAS CARDIOVASCULARES 

Por possuir ação antioxidante, o açafrão que ajuda a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, prevenindo a formação de placas de gordura nas artérias e evitando o surgimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.

8. MELHORA A SAÚDE SEXUAL 

O açafrão possui propriedades afrodisíacas que ajudam a aumentar o bem estar, o desejo e a libido, especialmente em pessoas que utilizam antidepressivos, melhorando a disfunção erétil em homens e a lubrificação íntima em mulheres. Conheça outros alimentos que melhoram a saúde sexual.

9. AJUDA NO COMBATE AO CÂNCER 

Alguns estudos feitos [5,6,7] em laboratório com células de câncer de pele,

 

 

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *