ANTÔNIO FRANCISQUINI AVANÇA PARA SE TORNAR O MAIOR PRODUTOR DE CAFÉ MUNDIAL

A entrada do grupo AFB&IOB, holdings de Antônio Francisquini e Idalina Baptista, maior produtor mundial de café como novo sócio, consolida a vocação de internacionalização da Ipanema e reforça a imagem do Brasil no exterior.

POR: Revista Cafeicultura

O Grupo AFB&IOB, conhecido como o maior produtor brasileiro de café, anunciou ao  mercado a entrada como novo sócio no quadro acionário da Ipanema Agrícola S.A., conhecida  como a maior empresa brasileira na produção e comercialização de cafés especiais. Com a  aquisição das participações dos sócios brasileiros Paraguaçu e Santa Colomba, Francisquini  deterá 63% do capital, juntando-se assim, ao atual sócio Tchibo GMba, maior torrefação da  Alemanha e um dos maiores “traders” de café do mundo 

Segundo Sergio Vieira, diretor do Grupo AFB&IOB, esse novo investimento da holding mineira visa, além de contribuir com os esforços de uma produção agrícola sustentável e de alta  qualidade, abrir portas no mercado externo para os cafés produzidos pelo grupo. Presente em  oito polos regionais, as holdings são proprietárias de mais de 15.000ha de café com produção  anual superior a 500.000 sacas. 

Por seu lado, com essa nova estrutura societária, a Ipanema se fortalecerá do expressivo  aumento do leque de produtos a serem oferecidos para os mais de 25 países para os quais  exporta.  Para isso, foi de vital importância a permanência do sócio Tchibo na sociedade, por  sua profunda experiência e presença no mercado europeu.  

Como enfatiza Sergio Vieira “estamos somando a expertise brasileira na produção de cafés com  o profundo conhecimento da Cia. dos mercados mundiais.” 

Para o Dr. Fabrício Alves, procurador geral do grupo, a transação será um marco para o  mercado mundial de cafés, pois soma, à trajetória vitoriosa do Sr.  Antônio Francisquini, a inovadora e conceituada reputação da Ipanema, quer por seu modelo de governança e  transparência como também por sua produção premiada pelo mundo afora. 

Marinês Francisquini, diretora-geral das holdings e agora presidente do Conselho da Ipanema,  exalta a importância da transação para o mercado de café brasileiro: “Estamos muito felizes  pela aquisição, nos sentimos orgulhosos pelas recentes premiações da empresa no Concurso  Cup of Excelence.  Este é um momento muito oportuno para grandes parcerias no mercado  mundial de café; existe uma forte complementariedade entre os cafés especiais produzidos  pela Ipanema e o nosso grande volume de produção das demais regiões em que atuamos,  ampliando assim o potencial de exportação. Será uma parceria que vai marcar história no  mercado brasileiro de café” comemora Marinês.

Por: Revista Cafecultura

JNFBRASIL JORNALNOSSAFOLHADF

 

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *