Anvisa suspende fabricação de oito pomadas para cabelos no Brasil
O processo de fabricação infringiu as normas sanitárias brasileiras. Os produtos devem ser tirados de circulação
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta segunda-feira (16/1), a fabricação de sete pomadas modeladoras para cabelos. A justificativa foi de que as empresas não estavam adequadas às normas sanitárias vigentes.
Os produtos são: Pomada Braids Hair, Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos, Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, Rosa Hair – Pomada Modeladora – Mega Fixação 150G, Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher, Pomada Black – Essenza Hair e Pomada Modeladora para Tranças Boxbraidas (Fixa Liss). Todos tem a função de modular os cabelos.
Essa decisão se junta à resolução publicada pela agência no dia 12/01 que também retirou de circulação o produto Pomada Modeladora para Tranças Anti-Frizz Be Black, pelo mesmo motivo. Além dessa, a pomada Cassu Braids também havia sido retirada de circulação devido a relatos de ocorrências de danos aos olhos de usuários, no Rio de Janeiro.
“Em 2022, a Anvisa já havia publicado o Alerta nº 07, relacionado a esse tipo de cosmético. Alguns dos produtos já tinham sido objeto de medidas restritivas no âmbito da comercialização e uso. Com a medida atual, os produtos não podem mais ser fabricados”, indicou o órgão, por meio de nota.
A agência solicita que os produtos fabricados pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda sejam devolvidos à empresa, que tem feito o trabalho de recolhimento. Portanto, consumidores e estabelecimentos devem entrar em contato direto com a indústria. Para as demais fabricantes, ainda não há orientações.