BENEFÍCIO DA MAÇA USOS E OUTRAS INFORMAÇÕES

Atualmente, a região sul é a principal produtora de maçã no país, especialmente os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso se deve, dentre vários motivos, a preferência do cultivo por climas frios.

Estima-se que sua produção, em 2019, tenha sido de cerca de 1,2 milhão de toneladas, movimentando mais de 1,8 bilhão de reais. Uma curiosidade interessante é o papel das abelhas nesse processo.

segundo a A.B.E.L.H.A. (Associação Brasileira de Estudos das Abelhas), cerca de 1,2 bilhão desse valor é dependente da ação das abelhas, principais polinizadores das macieiras. 

Isso acontece porque o pólen das flores da macieira é muito pesado para ser levado com o vento. Assim, há a necessidade de animais como abelhas e moscas para visitar as flores, e consequentemente, espalhar o pólen, que vai gerar os novos frutos.

O período de colheita da maçã começa geralmente ao final de dezembro e vai até meados de março. Por meio de tecnologias, porém, atualmente é possível encontrar a maçã no ano inteiro em feiras, mercados e hortifrutis.

Infelizmente, no Brasil, é comum o uso de agrotóxicos na produção de frutas, vegetais e hortaliças e com a maçã não é diferente. Se possível, compre maçãs de cultivos orgânicos, agro ecológicos ou da estação. Vai ser bom para o produtor e para sua saúde!

Macieira, a árvore da maçã

Quais os usos da maçã?

Na indústria, é comum usarem a maçã na produção de suco, sidra, vinagre e alimentos infantis.

Já no uso doméstico, a maçã pode ser utilizada em vitaminas, seja com outras frutas ou sem, pode ser incluída em mingaus, saladas, doces e várias outras preparações como compotas, geleias, tortas e outros.

Quer conferir uma receita de compota de maçã? Clique aqui e confira!

Por que existem maçãs “farinhentas”?

Isso acontece por conta da perda de água dos tecidos, que provocam uma mudança na estrutura interna da fruta. Se ela está assim, provavelmente foi feito um armazenamento ou transporte em condições inadequadas.

Como sei que a maçã está boa para comer?

Uma maçã adequada para o consumo deve ser rígida, com a casca brilhosa, preferivelmente sem amassados e outros danos mecânicos.

Quais os possíveis benefícios do consumo da maçã?

A maçã possui potássio, fibras, além de compostos antioxidantes na sua composição. Quando consumida regularmente e como parte de um estilo de vida saudável, a maçã pode ajudar a reduzir o risco de ocorrência de alguns tipos de câncer, como pulmão e cólon, além de reduzir o risco de diabetes e problemas hepáticos. Isso acontece porque esses compostos antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e possuem ação anti-inflamatória e antiviral

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *