BEZERRO COM DUAS CABEÇAS É ENCONTRADO DENTRO DE VACA ABATIDA, EM RIANÁPOLISA
BEZERRO COM DUAS CABEÇAS É ENCONTRADO DENTRO DE VACA ABATIDA, EM RIANÁPOLISA
De acordo com o inspetor Antônio José Gonçalves França, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária, o caso é raro e ocorre em decorrência de uma má formação durante a gestação.
Na manhã desta sexta-feira (19), um bezerro com duas cabeças foi encontrado dentro de uma vaca que foi abatida em um frigorífico, em Rianápolis no Vale do São Patrício.
De acordo com o inspetor Antônio José Gonçalves França, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que estava no frigorífico no momento, disse que viu quando o bezerro foi encontrado dentro da vaca abatida. Segundo França, à gestação estaria no sexto mês. “Na hora que foi feita a extração do feto, viu (equipe) que era um bezerro de duas cabeças”, enfatizou.
O processo de extração citado por França é uma das etapas após o abatimento. Nesta fase, o bovino é abatido e, em seguida, acontece a retirada do feto na placenta. De acordo com o inspetor, neste processo a vaca e o feto já estavam mortos.
A vaca foi adquirida em Santa Tereza de Goiás, de acordo com o inspetor. Ele informou ainda que os animais são normalmente obtidos em propriedades rurais. “Há muitas fêmeas prenhas, com uma gestação mais atrasada. É o dia a dia do frigorífico”, disse
Entretanto, apesar da raridade do caso, Antônio também alerta que o fato não causa danos à saúde das pessoas: Nesse caso, os gêmeos não dividiram completamente. Aí teve essa falha e normalmente o bezerro não vive muito tempo”, afirmou.
O inspetor explicou que “esse não é um defeito genético, é congênito. Na hora da meiose, da divisão celular, houve a produção de dois embriões, mas não de forma completa”, explicou o inspetor. Ele disse que não é um problema sanitário .