BRASILEIRÃO SÉRIE A
CUIABÁ SURPREENDE E VENCE O LÍDER BOTAFOGO NO NILTON SANTOS
O Cuiabá surpreendeu e venceu o Botafogo por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Nilton Santos, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi apenas a segunda derrota do líder da competição em casa.
Com o adiamento do jogo contra o Fortaleza, pela 29ª rodada, o Botafogo fez duas partidas seguidas no Nilton Santos. E tropeçou nas duas. Após o empate com o Athletico-PR por 1 a 1, derrota para o Cuiabá, o segundo time a derrubar o líder no “tapetinho”, como a torcida canta para o gramado sintético. O primeiro foi o Flamengo.
O Botafogo pressionou o Cuiabá, buscou finalizações de fora da área, mas não conseguiu marcar – parou em Walter. Para piorar, viu o rival marcar em um lance que faltou sorte para os cariocas. O time visitante se defendeu bem na maior parte do jogo, além de cozinhar a partida e ganhar o maior tempo possível.
Com a derrota, o Botafogo continua com 59 pontos em 29 jogos. O Fogão tem seis pontos a mais do que o Palmeiras, segundo colocado com um jogo a mais em relação ao clube carioca. Já a vantagem para o Bragantino, que tem 29 partidas e está na terceira colocação, é de sete pontos. O Cuiabá, por sua vez, pulou para 40 pontos e está na décima colocação.
Na próxima rodada, o Botafogo tem um confronto direto e enfrenta o vice-líder Palmeiras, nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Nilton Santos. Já o Cuiabá recebe o Vasco, nesta quinta-feira, às 17h (de Brasília), na Arena Pantanal.
O duelo entre Botafogo e Cuiabá
O Fogão tomou a iniciativa, mas o começo do jogo foi picotado. Aos 11 minutos, Di Placido ficou com o rebote e arriscou de fora da área. Walter defendeu em dois tempos. Embora com mais posse de bola, o clube carioca sofria para criar chances claras de gol. O Botafogo buscava mais o jogo pela direita, com Júnior Santos. Contudo, foi pela esquerda que voltou a assustar. Luis Henrique tocou para Tiquinho Soares. Ele fez o pivô e devolveu. Luis chutou e Walter defendeu, aos 30 minutos.
O Cuiabá pouco criou também. Quando chegou, Deyverson atrapalhou. Aos 35, Isidro Pitta chutou da entrada da área. A bola ia na direção do gol, mas Deyverson, impedido, não conseguiu desviar. Virou zagueiro e o impedimento foi marcado. No minuto seguinte, o Fogão teve a melhor chance até então. Júnior Santos buscou invadir a área e foi desarmado, mas a bola ficou com Eduardo. Ele, então, saiu cara a cara com Walter, que salvou o gol.
Aos 47 minutos, após cruzamento da esquerda, Júnior Santos ganhou pelo alto, mas cabeceou para fora. Tiquinho não conseguiu alcançar. O Fogão chegou a abrir o placar aos 50 minutos. Após cobrança de falta para a área, Júnior Santos escorou para Cuesta, que dominou e marcou. Contudo, a arbitragem assinalou impedimento de Júnior. A posição dele era legal, mas o gol foi anulado por toque de mão de Cuesta antes de finalizar. O primeiro tempo, assim, terminou sem gols.
O Cuiabá deu o bote e abriu o placar aos seis minutos da etapa final. Isidro Pitta foi lançado. O goleiro Lucas Perri saiu no meio de campo para cortar o lançamento, mas carimbou o atacante e viu a bola ir na direção do gol. O atacante, então, acelerou na corrida contra Di Placido, deu um carrinho e fez 1 a 0 no Estádio Nilton Santos.
O técnico Lúcio Flávio fez a primeira mudança no Botafogo. Aos 13 minutos, ele colocou Matias Segovia no lugar de Luis Henrique. Segovinha, aos 18, arriscou de fora da área e mandou para fora. Aos 26, Tiquinho chutou cruzado. Eduardo desviou, mas Walter defendeu com segurança.
Lúcio Flávio fez mais duas alterações. Ele colocou Hugo e Janderson. Saíram Marçal e Eduardo. Aos 30, Segovinha cruzou da direita. Janderson ganhou pelo alto, mas cabeceou por cima, com perigo. Júnior Santos, aos 37, recebeu de Tiquinho na área, mas chutou para fora.
Aos 41 minutos, Lúcio Flávio fez as últimas mudanças. Ele colocou Gabriel Pires e Carlos Alberto. Saíram Tchê Tchê e Marlon Freitas.