CAI PONTE DO RIO TOCANTINS QUE LIGA OS MUNICIPIOS AGUIARNÓPOLIS-TO E ESTREITO-MA

CAI PONTE DO RIO TOCANTINS QUE LIGA OS MUNICIPIOS AGUIARNÓPOLIS-TO E ESTREITO-MA

 

Uma ponte que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) cedeu na tarde de domingo (22/12) e parte da estrutura caiu sobre o rio Tocantins. Há uma morte confirmada e ao menos 16 pessoas desaparecidas, de acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, na noite desta segunda-feira (23/12).

Já a prefeitura de Estreito contabiliza 15 desaparecidos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ao menos oito veículos caíram no rio: quatro caminhões, dois automóveis e duas motocicletas.

Um dos veículos estava carregado com ácido sulfúrico e outro carregava herbicidas. Os municípios emitiram notas pedindo que cidadãos evitem contato com a água do rio, por risco de contaminação.

O governo de Tocantins emitiu alerta à população que vive em torno do rio

Fim do Matérias recomendadas

Equipes técnicas dos dois Estados informaram que será feita avaliação da qualidade da água e possíveis impactos ambientais.

As buscas no rio Tocantins foram temporariamente suspensas devido à possível presença de substâncias nocivas à saúde.

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo

Logo: A Raposa

Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma tonelada de cocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

A BBC News Brasil apurou com a Agência Tocantinense de Saneamento que o resultado completo de análise da água pode demorar até 15 dias. Mas testes feitos no local indicaram normalidade para o pH da água – uma medida que avalia o grau de acidez ou alcalinidade.

 

“Isso leva a acreditar que não teve rompimento dos tanques dos caminhões”, avaliou Antônio Davi Goveia Junior, presidente da agência. Também não foi identificada mortandade de peixes na área.

 

Do lado do Maranhão, algumas cidades abastecidas pela água do rio Tocantins, como Imperatriz e a própria Estreito, tiveram o fornecimento suspenso. Do lado do Tocantins, as cidades são abastecidas por águas subterrâneas.

 

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Tocantins Donaldo Lourinho de Oliveira disse que não há risco de colapso do restante da estrutura remanescente da ponte.

 

Uma equipe da corporação estava fazendo uma varredura na superfície para tentar localizar veículos no início da tarde desta segunda. “Uma vez que a gente identificar a localização, vamos sinalizar onde estão e entrar na etapa de mergulho”, disse.

Essa etapa, porém, depende da emissão de um laudo técnico que garanta a segurança das operações submersas. Uma reunião está prevista entre técnicos do Ibama, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e das companhias de saneamento dos dois Estados nesta terça-feira (24/12), véspera de Natal.

Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma tonelada de cocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

 

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Inaugurada nos anos 1960, a Ponte Juscelino Kubitschek tinha 533 metros – e seus problemas já eram conhecidos.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que obras de reparos foram feitas ali entre 2021 e 2023, mas que a ponte precisa passar por “obras de reabilitação”.

Em maio de 2024, foi lançado um edital no valor de aproximadamente R$ 13 milhões, “para a contratação de empresa especializada para elaboração dos estudos preliminares, projeto básico e executivo de engenharia e execução”, diz o Dnit.

 

“A licitação, no entanto, foi fracassada, sem que nenhuma empresa tenha vencido o certame”, prossegue a nota.

 

O jornal Folha de S.Paulo teve acesso a um relatório que mostra que o Dnit sabia desde 2019 de situação precária em ponte que desabou.

 

O professor de engenharia civil da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Fabio Ribeiro, especializado em patologia das construções, disse à reportagem que o acidente é resultado de uma série de falhas.

 

“É uma ponte relativamente antiga, que foi projeta

Jornal nossa folha

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *