CCJ DO SENADO APROVA PEC QUE CRIMINALIZA PORTE DE DROGAS

CCJ DO SENADO APROVA PEC QUE CRIMINALIZA PORTE DE DROGAS

CCJ DO SENADO APROVA PEC QUE CRIMINALIZA PORTE DE DROGAS

Senado aprova PEC que criminaliza porte de drogas: Texto segue para plenário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (13) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que endurece a legislação atual sobre o porte de drogas, criminalizando-o. O placar foi de 23 votos favoráveis e 4 contrários. O texto agora segue para o plenário da Casa, onde precisará de pelo menos 49 votos em dois turnos.

A votação foi simbólica, com os votos contrários registrados pelos senadores do PT e pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI). A discussão sobre a PEC ocorre simultaneamente à análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de um processo para definir a diferença entre usuário e traficante. Depois de passar pelo plenário do Senado, o texto ainda precisa ser votado na Câmara dos Deputados antes de seguir para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A PEC das Drogas é relatada pelo senador Efraim Filho (União Brasil-PB), que argumenta que a discussão sobre a criminalização ou descriminalização deve ser realizada no Congresso Nacional, não no STF. Segundo ele, “o fórum adequado para tratar dessas questões, que podem levar ou não à descriminalização das drogas no Brasil, é o Parlamento”.

O relator enfatiza que “liberar as drogas inevitavelmente aumenta o consumo, levando à expansão da dependência química”. Efraim apresentou uma única emenda ao texto, definindo a posse e o porte de drogas como crime, independentemente da quantidade, mas ressalta a necessidade de diferenciação entre usuário e traficante. Segundo a emenda, essa distinção deve ser feita com base em todas as circunstâncias do caso concreto, aplicando-se ao usuário penas alternativas à prisão e tratamento contra a dependência.

Entretanto, essa diferenciação não resolve o impasse enfrentado pelo STF, que enfrenta dificuldades para estabelecer critérios objetivos.

JNFBRASIL-JORNAL NOSSA FOLHA-DF, ENTORNO E GOIÁS.

Jornal nossa folha

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *