COMO PLANTAR PÊSSEGO PELO CAROÇO 10 PASSOS
Tem como plantar pêssego pelo caroço, assim como o cultivo de manga, porém, este não é o método mais fácil. De qualquer forma, se você quer ter sucesso com o cultivo, primeiro observe o clima da região onde você mora.
Em geral, o pessegueiro gosta de regiões mais frias. Então, caso você more em uma área muito quente, evite este tipo de cultivo.
Passo 1. Compre o pêssego
Primeiramente, vá ao hortifruti e compre exemplares de pêssego da variedade “Nectarina”. Você pode até tentar plantar outras variedades, mas as chances de germinar são mínimas.
Em suma, as sementes devem ser extraídas de um pêssego bem doce, saboroso e suculento. Assim, você garante a produção dos melhores frutos.
Passo 2. Prepare o caroço
Em segundo lugar, quebre a carapaça dura que envolve o caroço do pêssego. Com cuidado, use um martelo para dar leves batidas até expor a semente.
Passo 3. Quebre a dormência
Agora, coloque a semente em um potinho plástico com guardanapo ou papel higiênico. Desta forma, mantenha o papel úmido, ou seja, borrifando água regularmente.
Passo 4. Faça a germinação na geladeira
Para induzir a germinação, coloque o potinho na gaveta de legumes da geladeira. Este processo, conhecido como estratificação, deve durar entre 30 a 50 dias.
A cada uma semana, abra o pote, verifique a umidade e borrife mais água se for necessário. Inclusive, é recomendado trocar o papel.
Passo 5. Plante a semente germinada
Após a germinação, plante a semente em um vaso com partes iguais de terra vegetal, esterco de galinha curtido e areia lavada. Para isso, as raízes precisam estar com pelo menos 2 cm de comprimento.
Antes de adicionar o substrato ao vaso, não se esqueça de fazer uma camada de drenagem com argila expandida ou pedra brita.
Além disso, escolha um local ensolarado e mantenha o solo úmido.
Passo 6. Faça o raleio
Após a floração, pratique o raleio, ou seja, deixe apenas de duas a três frutas por ramo. Assim, você garante que os pêssegos cresçam maiores e mais saudáveis.
Passo 7. Cuidado com as pragas
A mosca da fruta se destaca como uma das principais pragas do pessegueiro. Portanto, para evitar este tipo de infestação, aplique repelentes caseiros na sua planta, como é o caso do chá de casca de cebola e alho.
Só tome o cuidado de finalizar a aplicação 15 dias antes de colher os frutos.
Passo 8. Faça regas abundantes
O pé de pêssego, assim como a muda de jabuticaba, gosta muito de água, por isso faça regas abundantes para que ele possa produzir mais frutos.
Então, ao plantar pêssego em vaso, regue em média duas vezes por dia: uma vez no começo da manhã e a outra no final da tarde.
Passo 9. Adube o pessegueiro do jeito certo
Ao escolher o adubo, evite fórmulas com excesso de nitrogênio. A recomendação é focar em fertilizantes ricos em fósforo e potássio. Este é um dos principais segredos de como plantar pêssego.
Por isso, experimente aplicar um adubo caseiro à base de chá de casca de banana. Ou ainda, use um fertilizante químico próprio para frutíferas, que fornece micronutrientes para a nutrição da sua planta, além do NPK.
Passo 10. Tenha paciência para a colheita
O pessegueiro começa a produzir frutos no final do inverno e no início da primavera.
Tem como plantar pêssego pelo caroço, mas você precisa ter paciência. Em geral, ele leva de três a cinco anos para produzir. Por outro lado, se o cultivo for feito por muda enxertada, a colheita de frutos acontece mais rápido, ou seja, dentro de um ano.
CRÉDITO : CASA E FESTA
JNFBRASIL : JORNAL NOSSA FOLHA – DF ENTORNO E GOIÁS