Deputados da CLDF aprovam em 2° turno criação do parque Pedra Fundamental

 Projeto agora vai para sanção do governador Ibaneis Rocha. A proposta foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (6/12)


(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Os deputados distritais aprovaram, em segundo turno, a criação do parque urbano Pedra Fundamental, em Planaltina. Caso seja sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), a lei vai permitir que nos arredores da pedra fundamental seja garantido espaços de recreação e lazer.

O projeto de lei complementar é de autoria do deputado Cláudio Abrantes (PSD). A votação ocorreu na tarde desta terça-feira (6/12) com 14 parlamentares presentes na Casa, com escolha unânime para a criação da unidade de conservação.

O projeto a lei visa ampliar as atividades de lazer e cultura para a população e preservar o local, que já foi alvo de vandalismo em outubro do ano passado. Além disso, a proposta tem como propósitos a preservação do obelisco Pedra Fundamental, a promoção da arborização e do tratamento adequado da vegetação local, a manutenção da permeabilidade do solo e o estímulo ao turismo.

A pedra está localizada a 10km do centro de Planaltina e reúne ciclistas, estudantes, historiadores e moradores da região administrativa mais antiga do DF.

100 anos

O centenário da Pedra Fundamental foi comemorado em setembro deste ano. A obra foi inaugurada na comemoração do centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, ao meio-dia, pelo então presidente do Brasil, Epitácio Pessoa. Com um formato de pirâmide, o obelisco fica a 1.033 metros de altitude e 47º39′ de longitude. Além do ponto, a região é repleta de locais históricos, como a Igreja de São Sebastião, o Centro Histórico de Planaltina e o Morro da Capelinha. A região é a mais antiga do Distrito Federal e, em 19 de agosto, completou 163 anos.

aulas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *