Em mutirão, prefeitura de Aparecida planeja realizar 400 cirurgias eletivas em 20 dias
Cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), que conta com dez salas cirúrgicas em pleno funcionamento
Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Foto: Aparecida – Divulgação)
O segundo mutirão de cirurgias eletivas da prefeitura de Aparecida de Goiânia começa nesta segunda-feira (31). Desta vez, estão programados 400 procedimentos de alta complexidade para serem feitos em 20 dias. As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP), que conta com dez salas cirúrgicas em pleno funcionamento.
A força-tarefa visa diminuir a fila espera da cidade. Serão realizadas cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, pediátricas e ortopédicas.
Segundo a Secretaria de Saúde, com a melhora do cenário pandêmico e consequente redução das internações por Covid-19, foi possível liberar mais leitos cirúrgicos e acelerar a realização de procedimentos. A meta é a realização de em torno de 650 delas mensalmente no HMAP.
Em setembro o hospital realizou 200 cirurgias eletivas em 10 dias.
Agendamento
As cirurgias eletivas no HMAP são agendadas previamente pela Central de Regulação de Aparecida. É o órgão que organiza a fila de espera e entra em contato com os pacientes conforme ordem cronológica e prioridade clínica.
“Nenhum paciente precisa procurar diretamente o HMAP. A Central é que vai avisar quem está aguardando quando for a hora de vir fazer a avaliação pré-operatória e tudo o mais que for necessário”, explica o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães