FOLHAS DE LOURO: PARA QUE SERVE E COMO FAZER O CHÁ
Folhas de louro
O louro é uma planta medicinal da espécie Laurus nobilis, muito usado na culinária para dar sabor e aroma às refeições preparadas, mas também possui propriedades, sendo por isso, utilizado na medicina tradicional para auxiliar no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse ou ansiedade.
A parte normalmente utilizada do louro são suas folhas, na forma fresca ou desidratada, de onde são extraídas substâncias como taninos, flavonoides, alcaloides, linalol, eugen ol, metil chavicol e antocianinas, com propriedades medicinais anti-inflamatórias, diuréticas, antioxidantes, digestivas e anti-reumáticas.
As folhas de louro podem ser compradas em praticamente todos os mercados e em algumas feiras e lojas de produtos naturais, e seu uso medicinal deve ser sempre feito com orientação de um médico ou outro profissional que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.
Para que serve
A folha de louro, e consequentemente o chá, é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de diversas situações.
Atuar como antimicrobiano
Os óleos concentrados nas folhas de louro têm ação antimicrobiana, atuando contra algumas bactérias responsáveis por infecções da pele, sistema gastrointestinal e vias urinárias. Além disso, o extrato das folhas de louro tem ação antifúngica contra algumas espécies de fungos.
Controlar a diabetes do tipo 2
As folhas de louro melhoram a função da insulina, hormônio responsável por fazer com que a glicose entre nas células do corpo para fornecer energia, regulando o açúcar no sangue, sendo importante na prevenção e controle da diabetes.
Regular os níveis de colesterol
O extrato das folhas secas do louro tem óleos essenciais, com atividade antioxidante que ajuda a regular o colesterol sanguíneo, diminuindo o colesterol LDL e triglicerídeos, aumentando o nível de colesterol HDL no sangue.
Dessa forma, o louro pode ajudar na prevenção e alterações cardiovasculares, como aterosclerose, infarto do miocárdio ou derrame cerebral.
Aliviar problemas gastrointestinais
As folhas de louro, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas, podem ajudar a tratar diversos transtornos digestivos, como úlceras, além de promover o alívio das cólicas gástricas e intestinais.
Aliviar dor
O louro tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam aliviar dores reumáticas e inflamações osteoarticulares, artrite, entorses e contusões.
Prevenir cálculos renais
O extrato das folhas de louro, juntamente com outras ervas medicinais, poderia ajudar a prevenir os cálculos renais, já que é capaz de diminuir a quantidade de urease no organismo, que é uma enzima que está associada ao aumento do risco de ter pedra nos rins. No entanto, são ainda necessários mais estudos para confirmar esse efeito do louro.
Promover o relaxamento
As folhas de louro contêm substâncias que liberam óleos essenciais que ajudam a relaxar o sistema nervoso central, aliviando o estresse e a ansiedade.
Como fazer o chá de louro
O chá é uma ótima alternativa para aproveitar todos os benefícios das folhas de louro, sendo considerado uma boa opção para a má digestão, ansiedade e estresse, por exemplo.
Ingredientes:
1 folha de louro seca;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Para preparar o chá, basta colocar a folha de louro na água fervente e deixar repousar fora do fogo por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber o chá 3 a 4 vezes por dia.
POR : BRENDA YASMIM
CRÉDITO: JORNAL BOM DIA