GRANDE CLUBE BRASILEIRO
BOTAFOGO ENTRE A CRUZ E A ESPADA O DRAMA DO BOTAFOGO E SEUS ENSINAMENTOS
Glorioso era favorito para vencer o Brasileirão, mas enfrenta uma derrocada cruel
Você pode amar ou detestar o futebol, mas o que está acontecendo com o Botafogo chama atenção e levanta reflexões sobre as reviravoltas da vida. O time carioca fez um ótimo primeiro turno e chegou a ficar 13 pontos à frente na liderança. Foram mais de 30 rodadas como líder absoluto da tabela!
No entanto, a equipe entrou em declínio e começou a sofrer perdas dramáticas. A derrocada começou em setembro, na 22ª rodada, contra o Flamengo, no Nilton Santos.
Pressão atinge elenco do Botafogo
Pouco tempo depois, o então técnico Bruno Lage deixou o emprego, mesmo com o clube ainda na liderança. Aquela foi a primeira de outras derrotas. Em seguida, muitos tropeços contra o Cuiabá na 30ª rodada. Depois, na partida seguinte, perdeu para o Palmeiras, que estava, naquele momento, a nove pontos de distância.
Uma vitória do Botafogo poderia ter consagrado sua liderança, porém, o Alviverde fez uma virada histórica. Estava perdendo por 3 a 0 e no segundo tempo da partida marcou 4 gols.
As derrotas ou empates vieram de formas cruéis e o Glorioso não venceu mais desde então. Hoje o time ocupa a segunda posição no campeonato, a duas rodadas do final. O Palmeiras assumiu a liderança e tem chance de ser campeão no jogo que acontece neste domingo, na 37ª penúltima rodada, contra o Fluminense, às 16h, no Allianz Parque.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Botafogo tem apenas 3,5% de probabilidade de ainda conseguir o título e o líder Palmeiras tem 85,9%.
Diante das reviravoltas
Jogadores, comissão técnica e torcedores estão visivelmente abalados com tudo o que está acontecendo. Sem título nacional há 28 anos, o clube havia renovado a esperança dos botafoguenses. Algumas matérias mostraram que a alegria de liderar o Brasileirão levou pessoas a fazerem tatuagens do título.
Ainda não sabemos quem será o vencedor, mas a caminhada do Botafogo até aqui revela o quanto a vida pode trazer surpresas inesperadas, algumas boas, já outras nem tanto.
Após vitórias seguidas, Palmeiras é o favorito para conquistar o Brasileirão
Quantas vezes passamos por situações parecidas? Acreditamos que vamos fechar um contrato importante, porém o cliente desiste no último segundo. Ou, então, aquela promoção está quase certa, mas ela não acontece. Prometem que aquela vaga de emprego será sua, mas na hora da contratação, a empresa desiste. Enfim, são muitos os cenários em que a desilusão do “quase” ganha espaço.
O segredo para seguir em frente
Mais difícil do que um “não” ou “sim” é a incerteza do “quase”. Em meio a esse cenário, muitas pessoas decidem, equivocadamente, desistir. No entanto, desesperar-se ou aceitar uma depressão nessas ocasiões são as piores reações.
Quando se escolhe alimentar a inteligência emocional, a determinação e a fé, a forma de encarar as perdas ganha um novo significado. Porque a verdade é que todos nós vamos perder algo em algum momento na vida. E mais que aprender a lidar com uma derrota é preciso saber como reagir e superar.
Se você perdeu uma oportunidade, quais lições pode tirar de tudo isso? O que poderia ter feito de diferente e que o ajudará no futuro? As experiências ruins só têm utilidade se servirem para nos ajudar a mudar e a melhorar da próxima vez.
CRÉDITO R7
JNFBRASIL
JORNAL NOSSA FOLHA-DF