Heloá, siamesa separada em Goiânia, passa batom após a irmã Valentina segurar sua mão pela 1º vez após cirurgia.

Zacharias Calil, cirurgião pediatra responsável pela cirurgia das irmãs, compartilhou o vídeo em seu perfil do Instagram, nesta segunda-feira (6)


(Foto: Vídeo – Dr. Zacharias Calil)

Heloá, gêmea siamesa que passou por cirurgia de separação em hospital de Goiânia, passou batom para comemorar o fato da irmã Valentina ter segurado sua mão pela 1º vez após o procedimento de separação. Zacharias Calil, cirurgião pediatra responsável pelo procedimento das irmãs, compartilhou o vídeo em seu perfil do Instagram, nesta segunda-feira (6). Já as imagens do primeiro contato entre as gêmeas foi publicado no domingo (5).

“O contato foi muito importante. Ela está se sentindo mais alegre e segura. Hoje ela comeu muito e assistiu filme”, disse o médico ao Mais Goiás.

Já Valentina, gêmea com estado de saúde mais delicado, teve uma melhora no seu quadro, chegou a ficar acordada durante o dia e está tentando falar, segundo Calil.

Saúde atual

Conforme o boletim médico emitido nesta segunda-feira, Valentina está em desmame da sedação e ventilação mecânica, com programação de extubação nas próximas horas. Ela segue em dieta zero, recebendo nutrição parenteral e está sem febre, mas permanece em usando antibióticos. Mesmo sem crises convulsivas, continua fazendo uso de anticonvulsivantes em altas doses. O informativo também aponta que a gêmea já está abrindo os olhos.

 

Já Heloá segue sem febre e ainda está tomando antibióticos. Ela está se alimentando pela boca e tem boa aceitação da dieta. Ambas continuam internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).

Gêmeas de mãos dadas

Valentina emocionou a equipe médica do hospital após segurar a mão da irmã Heloá pela primeira vez após a cirurgia de separação das gêmeas. Mesmo com o quadro de saúde mais instável, ela apertou a mão da irmã quando a viu. O vídeo foi compartilhado pelo cirurgião pediatra Zacharias Calil neste domingo (5).

Cirurgia

Valentina e Heloá, de três anos, passaram pela cirurgia de separação no dia 11 de janeiro, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, em Goiânia. O procedimento terminou à meia-noite do dia 12 de janeiro e durou cerca de 15 horas.

Realizado pela equipe do cirurgião pediátrico Zacharias Calil, o procedimento envolveu ainda outros especialistas da ortopedia, cirurgia plástica e urologia. Ao todo, 50 profissionais participaram do caso.

As gêmeas estavam ligadas pelo abdômen e bacia e compartilhavam fígado, intestino grosso, bacia e genitália.

aulas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *