LÉIA COMO FOI O PLEBISCITO PARA EMANCIPAÇÃO DE NOVO GAMA, OS PRINCIPAIS LUTADORES POR NOSSA DEMOCRACIA.
LÉIA COMO FOI O PLEBISCITO PARA EMANCIPAÇÃO DE NOVO GAMA, OS PRINCIPAIS LUTADORES POR NOSSA DEMOCRACIA.
PARABÉNS JORNAL NOSSA FOLHA, PARABÉNS MOVIMENTO PRÓ EMANCIPAÇÃO JÁ, PARABÉNS MUNICÍPIO DE NOVO GAMA PELOS SEUS 29 ANOS DE EMANCIPAÇÃO ADMINISTRATIVA .
O jornal Nossa Folha foi fundado em 20 de setembro de 1993, há quase dois anos, antes da emancipação de Novo Gama, exclusivamente para notícias e divulgar respeito do plebiscito de emancipação da cidade.
Em 15 de junho de 1995, pela terceira vez, lideranças do distrito até então, Novo Gama, tentavam através de plebiscito emancipar o Distrito, Mas isso só foi possível após uma grande união dos moradores que se unirem em pró desta conquista, pessoas de todas as classes afirmaram compromisso para um desenvolvimento do futuro município.
Uniram às classes: religiosas, políticas, empresariais, eclesiásticas, culturais, educacionais e militares. A união dos moradores da cidade formada por: Vereador na época, Belmiro Teixeira de Jesus, o presidente do PFL, atual Democrata, Nunes de Souza, Coronel Laércio santos, comandante da polícia militar de distrito do Novo Gama, Eclesiastes da Farmácia (Grilo), presidente da Associação dos migros empresário, Dra.Gilda da Economiza, João Eufrásio presidente da associação do transporte alternativo de Novo Gama, Chico das Lajes, presidente da ACIMFAL, Porf. Valdeci Colegio Logos, Radialista Valter Ferreira, Nelson da Ki Kasa, Miguel Barbosa da Silva( MIGUELÃO), Francisco da ART VIP, Nelson da pamonha Espigão, Mangão da lanchonete do ponto final, Tio João da mercearia, Antônio Akalanto do supermercado Akalanto, Wilson da Farmácia,Lago Azul, Marcos Sena JNFBRASIL ,Eduardo do restaurante Mocotó, Edir da auto peças Borjão, Frei Francisco da paróquia imaculada da Conceição, Pastor Oséias da assembleia de Deus, Chico Viana do vale do amanhecer, professor Maurício, professora Deusa Madureira, professora Gláucia, professora Maria José, Ari do PT.
Desse grupo foram escolhidos os nomes das pessoas que ficariam à frente dos núcleos de trabalho para iniciar o processo, seu Nunes do PFL foi escolhido o presidente do grupo que levou o nome de movimento , PRÓ EMANCIPAÇÃO JÁ.
Assim foi possível chegar a um consenso com apoio do desembargador de Goiás, Homero Sabino, o juiz eleitoral da comarca de Luziânia, Dr. Maurício Porfírio Rosa o Prefeito municipal de Luziânia, Delfino Machado o presidente da Câmara de Vereadores de Luziânia, Murilo Roriz, que deram total Liberdade e ajudaram pra que fosse realidade um recadastramento eleitoral do distrito , a justificativa do grupo para PRÓ EMANCIPAÇÃO JÁ, era porque muitas eleitores já haviam falecidos e outros eleitores não residiam mais no Novo Gama, e com isso complicava o comparecimento de 50% dos eleitores para votar no plebiscito de emancipação.
Claro com o recadastramento ficou bem mais facilitado como foi de fato aconteceu no dia 15 de junho de 1995 com mais de 90% dos eleitores votando a favor da emancipação Novo Gama estava preparado para 1996 realizar a primeira eleição municipal , onde escolheram seu representante a prefeito e e vereadores do município.
Muitos moradores hoje nem se lembram mas como é que foi o início da história de Novo Gama mas o jornal Nossa folha através do seu arquivo conseguiu pesquisar e trazer tudo aquilo para conhecimento das pessoas que hoje aqui vive . Mais uma vez o Jornal Nossa Folha ,agradece dos moradores participantes do movimento programação também desembargador da época Dr. Homero Sabino, o juiz eleitoral da comarca de Luziânia Dr Maurício Porfírio Rosa, o Prefeito municipal de Luziânia Meireles o presidente da Câmara municipal de Luziânia de Luziânia Delfino Machado Murilo Roriz e atual da época vereador de representante do distrito Novo Gama Belmiro Teixeira de Jesus, que nós ajudou no recadastramento e assim conseguimos objetivo , NOSSA emancipação.
POR. MARCOS SENA JNFBRASIL-JORNAL.