Liderança de MT na produção agrícola com preservação de 62% do território é destaque na abertura da 56ª Expoagro

Liderança de MT na produção agrícola com preservação de 62% do território é destaque na abertura da 56ª Expoagro

As potencialidades e sustentabilidade do agronegócio mato-grossense foram destacadas durante a abertura da 56ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), na noite desta quinta-feira (11), no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá.

Mato Grosso é o maior produtor de grãos do país, com 62% da sua área preservada. O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio representa 21,36% do PIB do Estado.

O governador em exercício Otaviano Pivetta destacou as possibilidades da agroindustrialização para agregar valor à produção e gerar emprego.

“Nós temos muito espaço para percorrer, principalmente no segundo ciclo econômico que estamos experimentando. Ainda há muito para fazer, que é a verticalização da nossa produção. Mato Grosso produz 100 milhões de toneladas de grãos, ou seja, há oportunidades para avançar na agroindustrialização”, defendeu Otaviano Pivetta.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, apoiar a Expoagro e o Fórum das Cadeias Produtivas é incentivar o desenvolvimento do agronegócio.

“Nosso agronegócio é maior força econômica do Estado, ainda sim, somos o estado que mais preserva. Apoiar esse evento, é apoiar o desenvolvimento das cadeias produtivas, as prospecções de negócios e o conhecimento que aqui será compartilhado. O Governo do Estado tem sido apoiador das iniciativas que fomentam a economia e a geração de emprego em Mato Grosso”, disse o secretário.

O presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira, afirmou que a Expoagro é muito mais que shows e palestras. “É onde o agronegócio vive, é onde as pessoas se encontram. Esse ano ela completa 60 anos com sua 56ª edição. Temos orgulho de pertencer ao agro, às cadeias produtivas que movimentam esse país”, enfatizou.

A 56ª Expoagro conta com parceria do Governo de Mato Grosso, com investimento de R$ 5,6 milhões da Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

“Nosso Mato Grosso respira produção, respira agricultura e nós precisamos apoiar. Temos grandes feiras no interior, eventos gigantescos muito bem organizados, mas a nossa Capital também merece e deve ter. A Expoagro e o  Fórum das Cadeias Produtivas são grandes eventos, com apoio da Sedec e da Secel, que vem para mostrar o nosso potencial, o que temos de boa no nosso Estado”, afirmou o deputado estadual Max Russi.

O Termo de Fomento foi assinado durante a abertura do evento, pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira.

Expoagro

A programação conta com 10 dias de shows nacionais e locais, sendo apenas duas noites com cobrança de entrada nos dias 19 e 20 de julho. O evento ainda terá leilões, rodeio, competições hípicas, parque de diversões, cursos gratuitos de qualificação, vitrine de animais, gastronomia, opções de lazer para a família.

Além disso, haverá paralelamente o congresso técnico “Fórum das Cadeias Produtivas”, que somará seis dias de debates em 2024. Em pauta, temas como mercado internacional, inovação, sustentabilidade, pecuária, agricultura, marketing e gestão de pessoas. A curadoria técnica do fórum será novamente realizada pela faculdade de Zootecnia da UFMT, por meio do projeto Conect Zoo.
Fonte : Secom-MT

- - - - -

Redação: radiocuiabanafm.com.br

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *