MAMBAÍ: CONHEÇA O PARAÍSO ESCONDIDO NA REGIÃO NORDESTE DE GOIÁS

 NOSSAS BELAS CIDADES GOIANAS 

Acomode-se e conheça uma cidade jovem, de forma relativa, mas cheia de histórias para contar e belezas a te apresentar

Goiás não tem mar, então bora pro…não, dessa vez não é para um bar que iremos. Nossa viagem de aproximadamente 5h nos leva à uma cidade “bonita por natureza” localizada na Região Nordeste de Goiás, a cerca de 511 Km de Goiânia, e 357 Km de Brasília.

Para quem vem de outros estados a fim de conhecer Mambaí, o aeroporto de Brasília é o mais próximo da cidade. E, o ideal, é alugar um carro na cidade para percorrer o trajeto restante, de 4h.

Mas se a sua ideia é fazer uma viagem sem se preocupar com trânsito e direção, na rodoviária de Goiânia você encontra ônibus que fazem esse percurso de forma direta, como o Expresso Marly. Já os ônibus com saída de Brasília, fazem conexão em outros pontos, o que pode aumentar o seu tempo de viagem.

Independente de qual percurso você julgar o melhor para sua viagem, é importante saber que você corre um grande perigo: Mambaí é uma cidade recheada de encantos e aconchegos.

São tantas cavernas, grutas, cachoeiras, trilhas e quedas livres que, mesmo a pessoa mais apegada às grandes metrópoles, se vê apaixonada pela aventura e adrenalina. E não se preocupe, apesar de todo esse contato com o verde e a água, a cidade conta sim com sinal de internet.

E por fim, seja bem-vindo à Mambaí! Acomode-se e conheça uma cidade jovem, de forma relativa, mas cheia de histórias para contar e belezas a te apresentar.

Imagem: Reprodução Prefeitura de Mambaí e Ministério do Turismo

História

A história de Mambaí começa quando a monarquia portuguesa chega ao fim no país. Os investimentos que eram centrados apenas na metrópole brasileira, se dividem para o desenvolvimento do país como um todo.

Tão logo, as pessoas começam a se deslocar através do território brasileiro, em busca de uma vida melhor.

Eduardo Moreira dos Santos, Gustavo Olimpo, Ioiô Mendes, Joaquim Maroto, entre outras personalidades, caminharam por um tempo até optarem por construir seu novo lar às margens de um rio que, mais tarde, denominaram como RIACHÃO.

Para movimentar o local, o grupo trabalhava a extração do látex. A partir daí, o pequeno vilarejo virou palco de inúmeros acontecimentos históricos. Como o movimento político-militar, entre 1925 a 1927, que reivindicava voto secreto e ensino público.

Um bando incomum, visto pela população como arruaceiros, deixando moradores aterrorizados e temorosos por suas vidas.

O local que já havia passado por tanto receberia, em 26 de maio de 1958, a categoria de Distrito, sendo batizada como Mambaí, rememorando à extração de látex (Man) e como homenagem à sua proximidade com a Bahia (Baí).

Seu primeiro prefeito só chega à cidade em 1° de março de 1959, com a nomeação de José Augusto Alves da Costa.

Hoje, seu lado habitacional é pequeno e simples, mas guarda aquele calor humano, sincero e acolhedor, típico do goiano. E a pequena Mambaí oferece algumas opções de bares, restaurantes e hospedagens. Além de sua ampla carta de turismo.

Turismo

No período de seca, entre os meses de maio a setembro, com as baixas no nível d’água se instala o time perfeito para visitar a cidade e aproveitar todas as belezas locais.

Mambaí abriga mais de duzentas cavernas agraciadas com cachoeiras, grutas, trilhas e quedas livres ideais para quem curte uma viagem cheia de aventuras. A quantidade absurda de pontos turísticos é capaz de nos tirar o fôlego. Acompanhe com a gente:

Imagem: Reprodução Prefeitura de Mambaí 

Cachoeira do Funil

Nossa primeira parada fica a cerca de 6 Km de distância da cidade. E eu preciso dizer: ir em Mambaí e não conhecer uma das quedas d’água mais bonitas da região, é o mesmo que não ter ido.

Então, que tal aproveitá-la no seu primeiro passeio pelo Nordeste goiano?

Para acessar a cachoeira, percorremos uma trilha

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *