Ministro do STF vai a evento do MST, critica “liberal burguesa” e elogia o movimento
FALAR EM DEMOCRÁCIA NO MOVIMENTOS DOS SEM TERRRA?
O ministro Ricardo Lewadowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou de um evento realizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no interior paulista, no último sábado (11), ocasião em que elogiou o movimento, chamando-o de “exemplo”, e também fez críticas à “liberal burguesia”.
“A democracia está em crise, todos dizem isso. Mas o que está em crise, na verdade é a democracia representativa, liberal burguesa, a democracia dos partidos, na qual, tenho certeza, que nenhum de nós se sente representado adequadamente”, afirmou o ministro.
“Essas crises sucessivas têm uma raiz profunda, que é o sistema político que, de fato, não nos representa”, completou Lewadowski, assumindo que possui um viés político-ideológico, segundo ele mesmo, contrário à “liberal burguesia”.
O ministro foi mais explícito: “O que nos une é uma visão de mundo comum. Uma visão na qual o povo é dono do seu destino, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa, igualitária e mais fraterna”, disse ele.
No evento também estiveram representantes da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e do grupo “Prerrogativas”, entidades de advogados e juristas que apoiaram a candidatura do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.