NASCIMENTO DE BÚFALO BRANCO É TIDO COMO CUMPRIMENTO DE PROFECIA DE TRIBO DOS ESTADOS UNIDOS 

NASCIMENTO DE BÚFALO BRANCO É TIDO COMO CUMPRIMENTO DE PROFECIA DE TRIBO DOS ESTADOS UNIDOS 

NASCIMENTO DE BÚFALO BRANCO É TIDO COMO CUMPRIMENTO DE PROFECIA DE TRIBO DOS ESTADOS UNIDOS

 

 

Os Lakotas acreditam que a chegada do animal é um presságio de tempos melhores e um sinal de que mais deve ser feito para proteger a natureza

 

POR: UM SÓ PLANETA

 

Nascimento de búfalo branco nos EUA

 

Um raro búfalo branco nasceu no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, e chega cumprindo uma profecia da tribo nativa Lakota, uma das maiores do país. Os indígenas acreditam que a vinda do animal é um presságio de tempos melhores, e, também, um sinal de que mais deve ser feito para proteger a natureza.

 

 

“O nascimento deste bezerro é ao mesmo tempo uma bênção e um aviso. Devemos fazer mais”, disse o chefe Arvol Looking Horse, o líder espiritual dos Lakota, em Dakota e dos Nakota Oyate em Dakota do Sul, de acordo com a NBC News.

 

Ilustração retratando White Buffalo Calf Woman, ou Mulher Bezerro de Búfalo Branco — Foto: Frithjof Schuon

Ilustração retratando White Buffalo Calf Woman, ou Mulher Bezerro de Búfalo Branco — Foto: Frithjof Schuon

Ele acrescentou que, para os Lakotas, a chegada de um filhote de búfalo branco com nariz, olhos e cascos pretos é semelhante à segunda vinda de Jesus Cristo. A lenda do seu povo diz que cerca de 2.000 anos atrás, em uma época em que as coisas não iam bem – a comida estava escassa e os búfalos estavam desaparecendo –, a Mulher Bezerro de Búfalo Branco apareceu, apresentou um cachimbo e um embrulho a um membro da tribo, ensinou-o a orar e disse que o cachimbo poderia ser usado para trazer búfalos. Ao sair, ela se transformou em um bezerro branco.

 

“E algum dia, quando os tempos estiverem difíceis novamente, voltarei e permanecerei na Terra como um bezerro de búfalo branco, nariz preto, olhos pretos, cascos pretos”, apontou Looking Horse sobre a profecia.

 

Uma cerimônia para dar um nome ao filhote foi realizada em Yellowstone, mas o líder dos Lakota não revelou qual foi a escolha. E uma segunda, para comemorar o seu nascimento, está marcada para 26 de junho na sede da Buffalo Field Campaign, em West Yellowstone.

 

Troy Heinert, diretor executivo do InterTribal Buffalo Council, com sede em Dakota do Sul, observou à NBC News que outras tribos também reverenciam o búfalo branco. “Muitas tribos têm sua própria história sobre porque o búfalo branco é tão importante. Todas remontam a eles sendo muito sagrados”, apontou.

 

 

Raridade

O nascimento de búfalos brancos é raro, contudo, Jim Matheson, diretor executivo da National Bison Association, afirmou que não é possível quantificar o quão raro é. “Que eu saiba, ninguém jamais rastreou a ocorrência do nascimento de búfalos brancos ao longo da história. Portanto, não tenho certeza de como podemos determinar com que frequência isso ocorre.”

 

Heinert vê a chegada do animal como um lembrete “de que precisamos viver bem e tratar os outros com respeito”. “Espero que esse bezerro esteja seguro e viva da melhor maneira possível no Parque Nacional de Yellowstone, exatamente onde foi projetado para estar”, complementou.

 

A reportagem publicada pela NBC News informa que os funcionários do parque ainda não tinham visto o filhote e não puderam confirmar seu nascimento no parque, além de não terem registro de um búfalo branco nascido no local anteriormente.

 

Quem tornou o nascimento público foi a norte-americana Erin Braaten. Ela contou que visitava Yellowstone com sua família quando viu o bichinho no Vale Lamar, no canto nordeste do parque, em meio a uma manada de búfalos.

 

“Eu olho e é um bezerro branco. Eu fiquei totalmente chocada”, contou. A mulher tirou várias fotos do animal sagrado e o observou por cerca de 30 a 40 minutos. Ela ainda voltou ao local nos dias seguintes, na esperança, de reencontrá-lo, mas não teve sorte..

 

Reprodução/JNFBRASIL-JORNAL

Jornal nossa folha

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *