NO DIA DOS PROFESSORES, FABRÍCIO JONATHAS UM JOVEM MESTRE VEM SE DESTACANDO
Por que comemoramos o dia do Professor em 15 de outubro?
As comemorações para os professores acontecem todos os anos no dia 15 de outubro, isso se deve ao fato de o imperador Dom Pedro I ter decretado uma lei que criava o Ensino Elementar no Brasil, em 15 de outubro de 1827. A partir disso, todas as cidades brasileiras deveriam ter suas escolas. Além disso, o decreto abordava um ensino descentralizado e alguns pontos sobre as condições de trabalho dos professores.
Apesar disso, foi cerca de 120 anos depois, em 1947, que se iniciou as comemorações nessa data, quando um professor paulista chamado Salomão Becker propôs uma confraternização na escola em que trabalhava. A proposta da celebração foi um sucesso e várias outras escolas passaram a fazer algo semelhante. Então, no governo de João Goulart, em 1963, foi assinado um novo decreto federal (de número 52.682) instituindo o feriado escolar e a recomendação de comemorar o Dia do Professor para enaltecer a função dos mestres.
Grandes Mestres
Ao longo da história contemporânea brasileira, a cena nacional nos brindou com grandes professores, entre ele temos Paulo Freire, considerado, inclusive em vida, como uma referência no campo da educação mundial. Recebeu o título de doutor honoris causa por uma série de universidades no planeta e até, os dias de hoje, muitas instituições brasileiras e internacionais usam o método de ensino por ele desenvolvido. Podemos destacar ainda Dermeval Saviani, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes e Mario Sergio Cortella, entre diversos nomes importantes e desconhecidos.
Seguindo os passos dos Grandes Mestres
Em Santa Maria, Região Administrativa do Distrito Federal, temos vários bons exemplos de grandes professores que fazem a diferença na vida dos alunos e de toda a comunidade. Hoje, destacamos o papel criativo e moderno do Professor Fabrício Jonathas. O Mestre em Direito, que além de professor é coordenador do Curso de Direito da Faculdade Brasília sediada na cidade, que vem surpreendendo com um método de ensino inovador e transversal, criando um verdadeiro ciclo de engajamento e despertando a cidadania e a responsabilidade social nos seus alunos.
Fabrício Jonathas junto com seus alunos e a comunidade |
Eventos de caráter ambiental, palestras comunitárias, interação e decisões em conjunto com seus alunos, fazem com que Fabrício tenha uma notoriedade em razão dessa eficiente didática, com uma postura que por vezes nos faz lembrar de Robin Williams, quando interpretou o Sr. Keating, no filme Sociedade dos Poetas Mortos.
Com muita consciência de classe e respeito a pluralidade de pensamentos, o professor plantou uma semente de cidadania que vem abraçando tantos os seus alunos acadêmicos como os populares que carecem de informações e contato com os temas referentes ao “direito”. Tudo isso dentro de um conjunto de ações que transcende os muros da escola e alcança toda uma comunidade.
Logo, em nome do Professor Fabrício Jonathas, parabenizamos todos os professores do Brasil!