NOSSAS CIDADES GOIANAS
POR: MARCOS SENA
Conheça a cidade goiana que produz ‘a melancia mais doce do Brasil’
Uruana e não Uruanã, certo? A capital da melancia é adocicada em todos os aspectos.
Para aqueles que falam o nome errado: Não é Uruanã, e sim URUANA. “Bem vindo a Uruana, capital da melancia”, diz a mensagem junto ao monumento da fruta, logo na entrada da cidade.
O município de Goiás tem 71 anos, e está localizada na margem direita do Rio Urú, afluente da bacia do Rio Tocantins, há 140 km de Goiânia. A origem do nome ‘Uruana’ deriva da pioneira, dona Ana, conjugado com o nome do principal rio Uru, daí surgiu Uru-ana.
“Uruana, Uruana querida…que conservamos com carinho e com amor” diz o hino da cidade. O número de habitantes se aproxima de 14 mil pessoas, segundo o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Contamos a história dessa cidade (encantada), conhecida pela receptividade e sabor adocicado da melancia, além do rio Urú, famoso e amado pelos turistas.
Rio Urú
Uruana é banhada pelo Rio Urú, que pertence à Bacia do Rio Tocantins. Na época da seca, o rio fica de 1 a 1,5 metros de profundidade nas áreas que são utilizadas pelos banhistas. Na cheia, a profundidade pode atingir de 3 a 8 metros. A beleza do rio é pra deixar qualquer um de queixo caído, muito indicado para refrescar os turistas e acolher os banhistas em tardes quentes.
Festa da Melancia
Foto: Prefeitura de Uruana
A Festa da Melancia é conhecida nacionalmente e acontece todos os anos no mês de setembro, momento em que se comemora o sucesso da colheita da fruta. O evento realiza um desfile para eleger a ‘Rainha da Melancia’ e um concurso para o ‘Maior Chupador de Melancia’, a disputa deste último é para ver quem consegue comer mais melancia. O concorrente é pesado antes e depois do concurso, onde ele chupa a fruta até não aguentar mais.
A festa movimenta o turismo no rio Urú, onde as pessoas ficam acampadas e gostam de visitar o local para se refrescar no calor. A festa atrai a cidade inteira e turistas de todos os lugares do Brasil, os shows e desfiles ficam lotados.
O “Maior Chupador de Melancia 2019” é o youtuber Ricardo Corbucci, ele bateu o recorde com 8,300 kg de melancia. Foram quatro vencedores: Ricardo Corbucci em 1° lugar (meio), Carlos Breno em 2° lugar e em 3° lugar, Silas Soares e Cosme dos Santos (empatados).
A Festa de São Sebastião é uma das maiores comemorações da cidade, conta com a parceria entre o município e a Igreja. Tem a participação de toda a comunidade e ainda a arrecadação repartida entre os organizadores, direcionada a própria comunidade.
Além da parte religiosa, existem inúmeras barracas espalhadas por toda a cidade, com guloseimas, brinquedos, roupas e outros entretenimentos que faz, além das celebrações religiosas um grande encontro entre a comunidade local e da região.
Os fiéis realizam uma procissão somente com “velas” e muitas orações pelas ruas e avenidas da cidade de Uruana.
Barracas e Iguarias da cidade
Foto: Prefeitura de Uruana
Nas festas e eventos da cidade, os visitantes podem encontrar barracas e iguarias da cultura e história de Uruana. Doces, temperos, frutas e receitas produzidas pelos próprios moradores e comerciantes do município. Vale a pena experimentar e levar alguns (inúmeros) potinhos e sacolas para casa.
A economia de uruana tem seu forte na produção, armazenagem, transporte e exportação – inclusive para o Mercosul – de melancia. Dois mil e quinhentos hectares de melancia são plantados no município, tendo uma média de produção de 45 toneladas por hectare, sendo esta a principal atividade econômica da cidade. Em época de safra, os restaurantes, pensões e hotéis ficam lotados, os postos de gasolina faturam mais e o número de caminhões para o transporte é grande, enchendo toda a cidade, onde os agenciadores de cargas captam pedidos de frete para todo o país.
A cidade é um ponto turístico em Goiás apaixonante,