O QUE É OBESIDADE – E COMO EVITAR
Especialistas explicam e dão dicas para combater a
Recentemente, uma pesquisa realizada por pesquisadores da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que a obesidade aumenta em até 4 vezes o risco de morte por COVID-19 entre homens e pessoas com menos de 60 anos. Mas o que é obesidade? Como evitar essa condição? Aqui a gente responde as duas questões e dá algumas ferramentas para combater a obesidade.
O que é obesidade?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é uma condição de caráter multifatorial que favorece o acúmulo de gordura. Esse acúmulo, por sua vez, está associado a riscos para a saúde devido à sua relação com complicações metabólicas, como aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos e resistência à insulina.
Como sei se estou obeso?
A recomendação da OMS para avaliar o estado nutricional de uma pessoa é o Índice de Massa Corporal (IMC). Esse cálculo é feito da seguinte forma: peso (em kg) dividido pela altura² (em metros). Dentro desse cálculo, uma pessoa é classificada com obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30 kg/m². Mas, segundo o Ministério da Saúde, a doença possui três estágios:
* Primeiro, a obesidade de grau 1 (IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m²);
* Depois, a obesidade de grau 2 (IMC entre 35 e 39,9 kg/m²);
* Então, a obesidade de grau 3 (IMC maior do que 40,0 Kg/m2).
Quer calcular o seu IMC? Então, acesse a calculadora do imc da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).
O que causa obesidade?
Ainda segundo informações da OMS, há vários pontos relacionados à obesidade, como fatores biológicos, históricos, ecológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos.
Por exemplo, o fácil acesso a produtos processados e ultraprocessados (como salgadinhos, bolachas recheadas e macarrão instantâneo), que, geralmente, têm valores mais baixos, fazem com que muitas pessoas optem por esses alimentos, que são pobres em nutrientes e ricos em calorias.
Como tratar a obesidade?
“A obesidade é uma doença crônica, por isso, quando você deixa de tratar, ela volta. Esse controle vai depender de três pilares: mudança de hábitos alimentares, prática de atividade física e, além disso, dependendo do padrão alimentar, será necessário algum medicamento”, explica o Dr. Mario Kedhi Carra, endocrinologista e presidente da ABESO.
3 dicas de uma nutricionista para combater a obesidade
Foto: Shutterstock
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional Aryane Emerick, do Smart fit nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas), separou três dicas para combater a obesidade.
Em primeiro lugar, você precisa identificar a sua motivação. “Por que você quer emagrecer? É apenas por um padrão estético? Se for por isso, repense o que você deseja. É por uma questão de saúde? Nesse caso, inicie o processo aos poucos”, aconselha a especialista. “Não precisa mudar a sua rotina radicalmente, porque, em um curto período de tempo, isso pode se tornar insustentável. Além disso, dietas restritivas são capazes de gerar compulsão e também baixar nossa imunidade.”
1. Aceite o seu corpo e o seu tempo
Inclua frutas, legumes, verduras e alimentos integrais à sua dieta. “Dessa forma, você oferece nutrientes para que o seu corpo funcione bem, fazendo com que a sua imunidade melhor e os riscos de doenças e complicações também diminuam. Por isso, esses fatores, muitas vezes, são mais importantes do que o peso que você está vendo na balança”, ressalta.
2. Tenha uma alimentação balanceada
Praticar atividade físca, seja na academia ou em casa , libera substâncias que ajudam o sistema imunológico, além de reduzir aquelas que são inflamatórias.
3. Mantenha-se ativo
3 dicas de um educador físico para evitar a obesidade
Foto: Shutterstock
Luiz Carlos Carnevali, especialista em Fisiologia do Exercício e em Biomecânica e Cinesiologia e diretor