O QUE SIGNIFICA QUANDO UM BEIJA-FLOR SE APROXIMA DE VOCÊ, DE ACORDO COM AS DIFERENTES CULTURAS ?
O QUE SIGNIFICA QUANDO UM BEIJA-FLOR SE APROXIMA DE VOCÊ, DE ACORDO COM AS DIFERENTES CULTURAS ?
Os beija-flores escondem significados surpreendentes ao longo da história e variam de acordo com as diferentes culturas. De mensageiros divinos a protagonistas de lendas encantadoras. O que acontece se um se aproximar de você?
Esses pássaros coloridos e delicados, além de serem muito bonitos e chamarem a nossa atenção por serem os menores do mundo e pelo seu voo peculiar, guardam vários mistérios.
Os beija-flores são protagonistas de muitas lendas e histórias com muita mística e encanto. Segundo diversas crenças ao longo da história, a presença do beija-flor tem diversos significados para a humanidade que iremos descobrir.
Em uma notícia recente para Meteored, contamos a você as características marcantes do voo distinto do beija-flor e a importância vital deste pequeno pássaro para os ecossistemas de todo o mundo.
Os segredos do voo do beija-flor e do vento
Os segredos do voo do beija-flor e do vento
Esse equilíbrio entre delicadeza e potência em seu voo gera no ser humano um fascínio incrível pelos beija-flores.
Além disso, para diferentes civilizações, o beija-flor é um ser vivo muito especial, com histórias e lendas cativantes sobre essas aves hipnóticas de poder e cores vivas. Para alguns são seres que nos conectam com o divino e com almas que não existem mais, para outros também atrairão boa sorte e presságios.
BEIJA-FLOR E SIGNIFICADO MÍSTICO
Os beija-flores também representam alegria, cura e adaptabilidade.
Em diversas culturas considera-se que quando um beija-flor se aproxima ou olha para uma pessoa é porque ela precisa se curar e liberar as energias negativas que possui. Portanto, sua presença lembra sonhos e a perseverança para realizá-los.
Cultura maia: a lenda do beija-flor de Jade
A cultura maia foi uma civilização mesoamericana que se desenvolveu principalmente na Guatemala e no México (nos estados de Yucatán, Campeche, Quintana Roo, Chiapas e Tabasco), bem como em Belize, e na parte ocidental de Honduras e El Salvador.
Para os maias, os beija-flores são os mensageiros que transportam os desejos e pensamentos dos homens e dos deuses de um lugar para outro.
Para os maias, os beija-flores são os mensageiros que transportam os desejos e pensamentos dos homens e dos deuses de um lugar para outro.
Diz a lenda que os deuses, após criarem todas as coisas encontradas na Terra (pedras, árvores e animais), atribuem a cada um deles um trabalho ou missão. Porém, ao terminarem de criar o universo, perceberam que haviam esquecido algo essencial: um ser que tinha a função de transportar seus desejos e pensamentos de um lugar para outro, um mensageiro.
Para os maias, os beija-flores são os mensageiros que transportam os desejos e pensamentos dos homens e dos deuses de um lugar para outro. Eles também representam alegria, cura e adaptabilidade.
Os deuses perceberam que não tinham mais milho ou argila, materiais com os quais criaram todos os outros seres. Foi então que encontraram um pedaço de jade (uma espécie de rocha ornamental) e esculpiram-no no formato de uma pequena flecha.
Então eles explodiram e algo voou a toda velocidade. O pequeno pedaço de jade ganhou vida e se tornou um beija-flor (oxts’unu’um na língua maia).
beija-flor
A presença de um beija-flor sempre transmite uma mensagem positiva.
Desde então, esta ave tornou-se um ser altamente respeitado, um ser de poder para os maias. Reza a lenda que a delicadeza desta ave permitiu-lhe aproximar-se das flores sem mover uma única pétala, e que todas as cores do arco-íris brilhavam na sua plumagem.
Independentemente de onde venha a lenda ou mito, a presença de um beija-flor sempre transmite uma mensagem positiva e energia pura para se fortalecer e alcançar uma cura equilibrada.
Para os maias, cada vez que um desses pássaros aparece é porque um ente querido que morreu está pensando naquela pessoa. Se puder ser observado assim que uma pessoa morre, significa que ela está bem e em