OS BENEFÍCIOS DO GENGIBRE PARA SUA SAÚDE.
O alimento vai muito além da aceleração do metabolismo
Você já pode ter ouvido por aí que o gengibre é um alimento termogênico. Isso significa que a ingestão frequente dele induz o metabolismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado, facilitando a queima de gordura mesmo quando você não está em movimento.
Isso por si só já parece um benefício excelente, certo?! Mas as vantagens do seu consumo vão muito além. “O gengibre também tem propriedade antioxidante e antibacteriana e pode ser usado em quase tudo, como sucos, chás e temperos de carne.
Gengibre X Peso
O gengibre pode desempenhar um papel na perda de peso de acordo com estudos realizados em humanos e animais.
Uma revisão da literatura de 2019 concluiu que o consumo de gengibre reduz significativamente o peso corporal e a diferença de medida entre cintura e quadril em pessoas sobre o peso (ou até com obesidade).
Gengibre X Diabetes
Esta área de pesquisa é relativamente nova, mas o gengibre pode ter poderosas propriedades antidiabético
Em um mestiço de 2014 com 41 participantes com diabetes tipo 2, dois gramas de gengibre em pó por dia reduziram o açúcar no sangue em 12%.
Ele também melhorou drasticamente a hemoglobina A1c, um marcador para os níveis de açúcar no sangue a longo prazo – ela foi reduzida em 10% durante um período de 12 semanas.
Gengibre X Inflamações
O gengibre tem uma longa história de uso em várias formas de medicina tradicional e alternativa.
A fragrância e o sabor únicos do gengibre vêm de seus óleos naturais, sendo o mais importante o gingerol, responsável por grande parte das propriedades medicinais do gengibre por possuir poderosos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.
Gengibre X Náuseas
O gengibre parece ser altamente eficaz contra a náusea e pode ajudar esse sintoma em pessoas submetidas a certos tipos de cirurgia, além das que possam por quimioterapia, segundo estudos
Gengibre X Articulações
A osteoartrite é um problema de saúde comum e que envolve a degeneração das articulações do corpo, levando a sintomas como dor e rigidez nas articulações.
Mas uma revisão de estudos descobriu que as pessoas que usaram gengibre para tratar sua osteoartrite tiveram reduções significativas na dor e na incapacidade.
Gengibre x Indigestão
A indigestão crônica é caracterizada por dor e desconforto recorrentes na parte superior do estômago. Acredita-se que o esvaziamento tardio do estômago (o tempo que o alimento leva para ir desse órgão para o intestino) seja um dos principais fatores de indigestão. O gengibre demonstrou acelerar esse processo.
Esses efeitos também foram observados em pessoas sem indigestão.
Gengibre X Dor Menstrual
Um dos usos tradicionais do gengibre é para o alívio da dor, incluindo a dor menstrual.
Em um estudo de 1090 150 mulheres foram instruídas a tomar gengibre ou um medicamento anti-inflamatório nos primeiros 3 dias do período menstrual.
O gengibre conseguiu reduzir a dor de forma tão eficaz quanto os medicamentos.
Gengibre X Colesterol
Em um estudo de 2018 com pacientes com hiperlipidemia (alto nível de gordura no sangue), as pessoas que receberam 5 gramas de pó de gengibre por dia viram seus níveis de colesterol ruim cair 17,4% (!!) em um período de 3 meses.
Embora a queda no LDL seja impressionante, é importante considerar que os participantes do estudo receberam doses muito altas de gengibre – por isso, muitos citaram um gosto ruim na boca como motivo para desistir do consumo.
Gengibre X Alzheimer
Acredita-se que o estresse oxidativo e a inflamação crônica estejam entre os principais fatores da doenças de ozaimer do declínio cognitivo relacionado à idade.
Mas alguns estudos em animais sugerem que os antioxidantes e compostos bioativos do gengibre podem inibir essas respostas inflamatórias que ocorrem no cérebro. Há também algumas evidências de que o gengibre pode ajudar a melhorar a função cerebral diretamente.
Gengibre X Higiene Bucal
O extrato de gengibre pode inibir o crescimento de muitos tipos diferentes de bactérias.
De acordo com um estudos de 2008, ele é muito eficaz contra as bactérias orais ligadas à gengivite e periodontite – ambas doenças inflamatórias da gengiva.
Conclusão
O consumo de gengibre traz muitos benefícios, mas eles não são colhidos em consumos isolados. Por isso, é importante incluir o alimento como um ingrediente frequente em suas receitas – usando ele com chá ou até como tempero em receitas.
POR : BRENDA YASMIM
CRÉDITO : IMART FIT NUTRI