PLANO DISTRITAL DE SAÚDE PARA O QUADRIÊNIO 2024-2027 É APROVADO


PLANO DISTRITAL DE SAÚDE PARA O QUADRIÊNIO 2024-2027 É APROVADO

Documento contém objetivos e metas para os próximos quatro anos

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Plano Distrital de Saúde (PDS) para o quadriênio 2024-2027 está aprovado por consenso entre o Colegiado de Gestão da Secretaria de Saúde (SES-DF) e foi encaminhado para apreciação do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF). O documento contém o planejamento de ações estratégicas a serem executadas nos próximos quatro anos, bem como os compromissos e as prioridades da Saúde.

O Plano Distrital de Saúde (PDS) serve como base para a execução, o acompanhamento e a avaliação da gestão do sistema de saúde no âmbito distrital | Foto: Divulgação/Agência Saúde-DF

“O diferencial desse PDS é que foi implementada uma matriz de coerência onde todos os instrumentos de planejamentos, inclusive os orçamentários, possuem relação e conversam entre si, obedecendo uma hierarquia de níveis de estratégia de planejamento”, atenta o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal. 

O PDS serve como base para a execução, o acompanhamento e a avaliação da gestão do sistema de saúde no âmbito distrital. O objetivo é ampliar e qualificar o acesso aos bens e serviços de saúde.

Elaboração

A construção do texto, coordenada pela Subsecretaria de Planejamento em Saúde (Suplans), começou no primeiro semestre de 2023. Por meio de oficinas e reuniões, representantes das regiões de Saúde, subsecretarias, unidades de referência distrital e unidades vinculadas à SES-DF desenvolveram o instrumento em alinhamento com o Plano Plurianual e o Planejamento Estratégico do Governo do DF.

Representantes da da população participaram da 11ª Conferência Distrital de Saúde e da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com papel importante na proposição das diretrizes que subsidiaram e compuseram a elaboração deste plano com objetivos, metas e indicadores para o quadriênio 2024-2027.

A deliberação pela aprovação do plano foi publicada no Diário Oficial do DF(DODF) do dia 4 deste mês. Já o PDS será publicado até fevereiro no site da Secretaria de Saúde e poderá ser consultado pela população.

Saiba mais sobre o Plano Distrital de Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde

CONSELHO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL (CSDF)

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 PLANO DISTRITAL DE SAÚDE (PDS)

 PLANO PLURIANUAL

 SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO EM SAÚDE (SUPLANS).

JNFBRASIL

JORNAL NOSSA FOLHA-DF, ENTORNO E GOIÁS.

 

 

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *