PMDF mobiliza até setor administrativo e contará com 100% do efetivo na posse de Lula

SSP-DF informou que o plano de segurança pública para o dia da posse presidencial de Lula está em fase de elaboração. Efetivo será de 100%


A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) irá disponibilizar todo o efetivo da corporação para as posses do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador reeleito do DF, Ibaneis Rocha (MDB), marcadas para 1º de janeiro de 2023.

Em circular assinada pelo subcomandante-geral da corporação, Klepter Rosa Gonçalves, a corporação determinou que militares da ativa, prestadores de serviço e servidores civis comissionados que atuam no expediente administrativo deverão estar mobilizados no primeiro dia do ano.

Com isso, o período de descanso para quem atua nos setores burocráticos da instituição foi dividido em duas datas: de 19 a 23 de dezembro deste ano e de 9 a 13 de janeiro de 2023.

Em nota, a PMDF confirmou a alteração “em função das posses” em Brasília.

Esquema de segurança

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou que o plano para garantir uma posse tranquila ao novo presidente da República e a Ibaneis está em fase de elaboração. O planejamento conta com a participação de instituições locais e federais.

Presença de chefes de Estado

Também na quarta, 17 chefes de Estado confirmaram a presença na posse de Lula. O número foi atualizado pelo embaixador Fernando Igreja, coordenador da organização do evento. A lista conta com 16 presidentes e o rei da Espanha.

A coordenação de transição espera 300 mil pessoas para a posse. Além disso, há conversas com o cerimonial em relação aos tiros de canhões (21 tiros), que podem ser substituídos devido ao barulho.

Cronograma previsto pelo Gabinete de Transição dia 1º de janeiro de 2023:

             Plenário do Congresso: 14h e 15h;

             Planalto: 18h a 18h30;

             Itamaraty: 19h30.

aulas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *