PRIMEIROS BRASILEIROS REPATRIADO DE ISRAEL DESEMBARCAM EM BRASÍLIA

Primeiro grupo a desembarcar em Brasília tem 211 brasileiros vindos de Israel. Há, porém, mais de 2 mil cidadãos que pediram repatriação

Os primeiros brasileiros repatriados desembarcaram na Base Aérea de Brasília. Nessa leva inicial, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 211 pessoas que estavam em Israel.

A aeronave militar KC-30, um Airbus A330 200, saiu do Brasil e chegou a Tel Aviv às 14h12 (horário de BRASÍLIA . O voo de volta para o Brasil durou cerca de 14 horas e pousou em Brasília às 4h07.

A primeira passageira a descer do avião ergueu uma bandeira do Brasil. Ela puxou a descida dos repatriados, às 4h28.

Os 211 repatriados integram o grupo que solicitou ajuda do governo brasileiro para retornar ao país. No total, há mais de 2 mil brasileiros em Israel e 50 na Faixa de Gaza., deu-se início a uma guerra entre Hamas e Israel, após o grupo radical promover ataques armados e disparo de mísseis em diversas localidades do país.

Em coletiva, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que este avião é o primeiro de muitos e ressaltou que o Brasil é pioneiro desta operação. “Algumas pessoas perguntam quantos voos serão. Vamos trazer todos os brasileiros. Estamos trabalhando para levá-los a um lugar seguro, para que possam também voltar em paz para casa.”

Sobre os brasileiros na Faixa de Gaza, Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, garantiu que o Brasil trará todos, apesar das dificuldades do resgate na região.

“Estamos fazendo uma análise bastante amiúde do resgate do nosso pessoal da Faixa de Gaza. Imaginávamos o Cairo, mas é uma distância muito longe. Estamos analisando dois aeroportos ao norte e nordeste no Egito. Temos certeza de que traremos todos”, assegurou.

A FAB informou que, após passarem por procedimentos alfandegários, os repatriados com destino final em Brasília serão direcionados à área doméstica de desembarque do Aeroporto Internacional para reencontrarem os familiares.

Já os que moram em outros estados serão transportados aos seus destinos finais de forma gratuita. O governo informou que fechou uma parceria com a Azul Linhas Aéreas para as viagens dentro do país.

Por motivos de segurança, os repatriados não tiveram o nome divulgado.

Um segundo avião enviado para repatriar brasileiros em Israel seguiu rumo à Europa na tarde dessa segunda-feira (9/10). O avião fará escala em Roma, na Itália, antes de seguir para Tel Aviv, em Israel.

Operação de resgate

Até o momento, mais de 2 mil brasileiros que estão em Israel solicitaram repatriação ao governo federal. Desde o último sábado (7/10), quando se deu a escalada do conflito, muitos deles — em grande parte, turistas — temem ser atingidos pelo conflito.

A FAB lançou a Operação Voltando em Paz, a fim de trazer os cidadãos do Brasil de volta para casa. Para solicitar a repatriação, os brasileiros preencheram formulário on-line disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv estima que há 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina. A grande maioria deles está fora da área afetada pelos ataques.

No momento, a operação de repatriação atinge apenas os cidadãos que estão em Israel, mas há brasileiros também na Faixa de Gaza. O Ministério de Relações Exteriores informou que a Embaixada do Brasil no Egito coordena uma ação para a retirada de brasileiros dessa região.

CRÉDITO : ESTRUTURARL ONLINE

JNF BRASIL : JORNAL NOSSA FOLHA BRASIL

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *