SAÚDE ;

TIREOIDITE DE HASHIMOTO: O QUE É, CAUSAS E SINTOMAS

Conheça a doença autoimune que ataca a tireoide, causando inflamação e alterações no balanço hormonal do corpo

A Tireoide de Hashimoto é uma doença autoimune que afeta a tireoide, glândula em forma de borboleta localizada na parte anterior do pescoço. Nesta condição, o sistema imunológico ataca a glândula em questão, causando inflamação e danos ao tecido glandular. Com o tempo, ela pode ficar incapaz de produzir hormônios em quantidades suficientes, levando ao hipotireoidismo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a Tireoidite de Hashimoto tem prevalência maior em mulheres: cerca de 2% a 5% apresentam a doença contra 0,3% a 0,7% em homens. Uma das causas disso é a maior variação hormonal que elas passam por conta da menstruação, gravidez e menopausa.

O diagnóstico dessa condição é feito por meio de exames de sangue para medir os níveis de hormônios tireoidianos e de anticorpos contra a tireoide, destaca a médica endocrinologista e metabologista, Patricia Peixoto*.

A Tireoidite de Hashimoto é uma doença comum e que, quando tratada corretamente, não acarreta consequências graves ao paciente. Mas, para isso, é preciso que a pessoa seja disciplinada quanto ao uso do medicamento, siga as recomendações médicas e faça o acompanhamento periódico, destaca a médica.

O QUE É TIREOIDITE DE HASHIMOTO?

Também conhecida como tireoidite autoimune ou linfocítica crônica, leva esse nome em homenagem ao médico japonês Hakaru Hashimoto, que diagnosticou a doença pela primeira vez em 1912. 

 É autoimune, ou seja, ocorre com a destruição das células da tireoide por processos imunológicos mediados por células e anticorpos do próprio corpo. Estes anticorpos antitireoidianos atacam as células tireoidianas, causando fibrose progressiva, o que compromete o funcionamento da glândula, explica a médica.

QUAIS OS SINTOMAS?

Inicialmente, alguns pacientes podem ter crises de sintomas de hipertireoidismo, pois a destruição inicial das células da tireoide pode levar ao aumento da liberação do hormônio da tireoide na corrente sanguínea. Quando já há destruição suficiente pela resposta de anticorpos, os pacientes apresentam sintomas de hipotireoidismo, que são insidiosos e variáveis, e podem afetar quase qualquer sistema de órgãos do corpo.

EXAME NA TIREÓIDE

Legenda: Exames laboratoriais podem demonstrar elevação do hormônio estimulante da tireoide (TSH) e baixos níveis de tiroxina livre (fT4)

Foto: Freepik

SINTOMAS EM GERAL

A pele tende a ficar seca, especialmente nas superfícies extensoras, palmas das mãos e solas;

NOTA-SE RETENÇÃO DE ÁGUA;

A taxa de crescimento do cabelo diminui e o cabelo pode ser seco, grosso e quebradiço. Às vezes o paciente tem alopecia difusa ou parcial.

Fadiga;

Intolerância ao exercício, tanto por baixa reserva pulmonar e cardíaca como também por diminuição da força muscular ou aumento da. fadiga muscular ;

Constipação;

Ganho de peso;

Intolerância ao frio;

Diminuição da transpiração;

Neuropatia periférica;

Diminuição da energia;

Depressão;

Demência;

Perda de memória;

Cãibras musculares;

Dor nas articulações;

Menorragia (aumento do fluxo menstrual);

 

CRÉDITO : DIÁRIO DO NORDESTE

JNFBRASIL : JORNAL NOSSA FOLHA – DF ENTORNO E GOIÁS

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *