SAÚDE
O café é a segunda bebida mais popular no Brasil, segundo dados da Conab, presente na rotina de muitos brasileiros.
Porém, o quando consumido em excesso, pode trazer vários riscos à saúde, gerando muitas dúvidas sobre as vantagens e malefícios causados.
É preciso ter cuidado ao inserir o café no seu cotidiano, principalmente quando falamos na quantidade ideal. Contudo, embora o consumo em demasia possa ser prejudicial, a dose moderada da bebida oferece inúmeros benefícios ao seu bem-estar.
Separamos algumas dicas importantes para você consumir a bebida com equilíbrio e segurança.
Café em excesso faz mal?
O café em excesso faz mal, sim, à saúde do ser humano. Isso porque uma das principais propriedades da bebida é a cafeína, que funciona como um impulso de energia, possibilitando picos de agitação e insônia.
Ou seja, a cafeína em excesso traz possíveis riscos à sua saúde, principalmente do coração. São diversos os sintomas gerados pela alta dose da bebida, como palpitações, tremores, crises de ansiedade e problemas mais graves,
Lembre-se que o excesso pode afetar várias partes do organismo, além do coração e o sistema gastrointestinal. Isso porque o alto consumo proporciona desconfortos, incômodos estomacais, azia e até mesmo gastrite.
Além disso, saiba que até mesmo a absorção correta dos nutrientes, como cálcio e ferro, pode ser afetada negativamente. Por isso, é importante dar atenção à dose ideal de consumo.
Café vicia?
Essa é uma dúvida muito comum entre os amantes da bebida. No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, o café ou cafeína não viciam, é somente considerado vicioso. Ou seja, as pessoas buscam maiores quantidades para se satisfazer.
No entanto, é importante ressaltar que esse processo não se aplica em pequenas doses, apenas no alto consumo da bebida, pois a cafeína é uma droga psicoativa. Por isso, a questão é mais considerada algo psicológico do que biológico.
Como adoçar corretamente?
Quando tomamos café, uma das perguntas que mais está presente é “açúcar ou adoçante?”. Existem diferentes formas para você adoçar a bebida, sem interferir no sabor ou na sua saúde.
Quando for adoçar o café, adoce de forma gradual, provando se está de acordo com o seu gosto. Evite opções de adoçantes calóricos e limite a quantidade na bebida.
Café engorda?
Não, o café não engorda. Isso porque a sua principal função é acelerar o metabolismo do organismo e também auxiliar na queima de gorduras.
No entanto, vale ressaltar que o café em excesso, principalmente acompanhado de outros alimentos, pode promover o ganho de peso. Por isso, é recomendado o consumo com moderação.
Efeitos colaterais do café em excesso
Tudo em excesso é prejudicial à saúde e com o café, não é diferente.
O consumo em grande quantidade traz riscos ao seu bem-estar, gerando efeitos colaterais graves e até mesmo a longo prazo.
Problemas de sono
A cafeína possui ação estimulante, por isso, o excesso prejudica o ciclo do sono, principalmente se você for tomar próxima ao horário de dormir. Isso acontece por conta dessa propriedade, que bloqueia os receptores adenosina.
Como o receptor, que promove o sono, é prejudicado, o processo de alcançá-lo torna-se mais difícil e a qualidade acaba sendo comprometida, causando:
irritabilidade;
fadiga crônica;
dores de cabeça;
problemas de saúde;
entre outros.
Aumento do estresse.
O cortisol, hormônio do estresse, presente no organismo, é facilmente elevado por conta da cafeína da bebida.
Devido a isso, o excesso da bebida causa aumento dessa substância, afetando a saúde mental e até emocional, ocasionado:
ansiedade;
sobrecarga;
entre outros problemas.
Bagunça no fluxo mental.
O café possui um grande papel no processo de estímulo do sistema nervoso, aumentando o temperamento e a energia de quem está bebendo.
No entanto, esse aumento pode ser prejudicial, possibilitando picos e quedas de energias, afetando assim a