SAÚDE:


UVA É BOM PARA QUE? DESCUBRA 8 BENEFÍCIOS DA FRUTA!

O cultivo de uvas teve início no Oriente médio, há mais de 6.000 anos. No Brasil, a fruta começou a ser cultivada em 1532, quando foi trazida em uma expedição portuguesa comandada por Martim Afonso Pena. Contando com muitas opções, sua cor, tamanho e sabor variam de acordo com cada espécie.

E ainda mais interessante que sua história, são seus benefícios! Se você que saber sobre valor o nutricional das uvas, seus benefícios para a saúde e ainda conferir receitinhas práticas com elas é só continuar a leitura!

Valor nutricional da uva


Frequentemente consumidas em forma de vinho, suco, geleias e passas, as uvas também podem, e devem, ser consumidas ao natural. Apesar de muitas vezes não ser o meio mais adotado, é com a fruta in natura que absorvermos o máximo de nutrientes possível.

Sabendo de todo o poder nutritivo dessa pequena fruta, você pode se surpreender e considerar consumi-las com mais frequência. As uvas são ricas em nutrientes minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Repleta de carboidratos, também é uma fruta altamente energética. Além disso, ela conta com importantes vitaminas em sua composição, sendo elas:

Vitamina A: possui ação antioxidante, fortalece a imunidade e regenera de tecidos;

Vitamina E: possui ação antioxidante, e anti-inflamatória. Melhora o sistema imune, e previne o Alzheimer;

Vitamina C: reforça a imunidade, fortalece os ossos, produz colágeno, protege a visão e controla o colesterol;

Vitamina K: auxilia o processo de cicatrização, fortalece a saúde óssea e contribui para a elasticidade dos tecidos;

A quantidade de calorias presente na fruta fica entre 49 e 58 segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. Não deixe de conferir também os principais beneficios do consumo do suco natural de uva – uma alternativa para adicioná-la no seu dia a dia!

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DA FRUTA 

São muitos e relevantes os benefícios do consumo de uvas. Agora que conhecemos os nutrientes que estão por trás de todos eles, vamos conferir a atuação de todas essas coisas juntas e responder a pergunta: afinal, uva é bom pra que?

1. PREVINE DOENÇAS CARDIOVASCULARES 

Cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). E infelizmente esse número vem sendo crescente.

Conhecida por proteger o coração, a uva, com sua ação antioxidante, ajuda a prevenir doenças do sistema cardiovascular. Grande parte disso ocorre por conta de uma substancia chamada resveratrol, muito encontrada na semente, na película das uvas, e no vinho tinto. Na fruta, sua função é proteger o fruto de fungos e bactérias, enquanto no organismo, ela age combatendo os radicais livres e diminuindo os riscos de ataque cardíaco.

2. PREVINE O CÂNCER 

O câncer é uma doença que ocorre em função do crescimento incontrolável de células anormais que destroem os tecidos do corpo.

Existe um composto bioativo nas uvas que é capaz de combater os radicais livres (compostos nocivos para a saúde das células), impedindo mutação e o desenvolvimento de novas células cancerígenas. Sendo assim, o consumo frequente da fruta pode auxiliar na prevenção ao desenvolvimento de tumores, enfraquecendo ou matando as células cancerígenas.

3. REDUZ O RISCO DE ALZHEIMER 

A doença de alzheimer é uma doença progressiva que ocorre em função da morte de células cerebrais. Perder essas células compromete funções cognitivas importantes, especialmente a memória.

Estudos indicam que polifenóis presentes nas sementes de uva podem atuar na prevenção do desenvolvimento do Mal de Alzheimer, assim como no atraso do avanço da doença. Sendo assim, seu consumo é indicado para pessoas que estão no início da doença, afim de retardar sua chegada.

4. COMBATE A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL 

Por ser uma fruta bastante fibrosa, a uva ajuda na absorção da água e confere ao organismo um efeito basicamente laxante, promovendo a limpeza do

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *