SAÚDE E BEM-ESTAR;

CONHEÇA OS PRINCIPAIS ERROS NA ALIMENTAÇÃO 

As refeições diárias são compostas por ingredientes que podem ajudar ou comprometer a saúde ao longo do tempo. São tantas opções disponíveis, não é? Você sabe como escolher os alimentos mais adequados?

Conheça os principais erros na alimentação dos brasileiros, acompanhe a explicação e descubra estratégias para se alimentar bem! 

O QUE SÃO ERROS ALIMENTARES?

O conceito de erro alimentar envolve a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos diariamente, apresentando alguns equívocos relacionados a certos hábitos e comportamentos prejudiciais.

Muitas vezes, os erros alimentares ocorrem por falta de tempo ou acesso à informação, e até as crianças pequenas estão sujeitas a passar por isso, já que alguns pais costumam oferecer alimentos inadequados.

CONSEQUÊNCIAS DOS ERROS ALIMENTARES

Antes de saber quais os principais erros na alimentação, veja o que acontece quando se vive com uma alimentação inadequada: 

prejuízos na qualidade de vida;

problemas com deficiências nutricionais;

surgimento de doenças crônicas;

prejuízos ao desenvolvimento físico e mental;

problemas de digestão;

dificuldade para exercer tarefas do dia a dia; 

baixa energia e disposição;

prejuízos financeiros.  

EVITE OS PRINCIPAIS ERROS NA ALIMENTAÇÃO

A lista a seguir não tem o intuito de condenar hábitos e, sim, trazer mais esclarecimentos e ajudar. Veja quais desses comportamentos são mais frequentes na sua rotina e encontre sugestões de como lidar com isso. 

COMER ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS 

Comida de fast food, refrigerantes açucarados, salgadinhos e outros itens relacionados são ricos em conservantes artificiais e pobres em nutrientes essenciais, desencadeando muitos problemas de saúde — inclusive o câncer. 

Acima de tudo, isso não significa banir esses alimentos! O ideal é consumir em menores quantidades e com baixa frequência. Na maior parte do tempo, opte por alimentos naturais e antioxidantes, de preferência, preparados por você mesmo. 

BEBER POUCA ÁGUA  

Para evitar a desidratação e potencializar todos os processos do seu corpo, beba ao menos 2 litros de água por dia e mantenha uma garrafinha por perto. 

Se você acha difícil se lembrar, utilize um aplicativo para enviar notificações no seu smartphone ou programe alguns alarmes ao longo do dia. 

PULAR O CAFÉ DA MANHà

Você já ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? Isso faz sentido, já que é o momento ideal para fornecer proteínas, carboidratos e vitaminas para o organismo que ficou muito tempo em jejum durante o sono.

Então, capriche no café da manhã, assim, você ajuda o seu metabolismo e evita excessos ao longo do dia. 

EXAGERAR NO CONSUMO DE AÇÚCAR 

O excesso de açúcar na alimentação é um dos problemas mais comuns e pode causar muitos prejuízos e doenças.

Portanto, evite consumir alimentos ricos em açúcar, leia os rótulos e fique de olho nos açúcares ocultos.

CONSUMIR GORDURAS TRANS E SATURADAS 

Primeiramente, evite o excesso de frituras, carnes gordurosas, lanches processados e outros alimentos ricos em gorduras saturadas e trans. 

Substitua por gorduras saudáveis presentes em alimentos como abacate, nozes, azeite de oliva e alimentos ricos em ômega-3.

ALIMENTAÇÃO COM DEFICIÊNCIA EM NUTRIENTES E FIBRAS 

 Uma alimentação saudável inclui o consumo de fibras e diferentes vitaminas e minerais. É importante fornecer os nutrientes essenciais ao corpo, sem recorrer às dietas mirabolantes, afinal, o básico funciona!  

Nesse sentido, conheça alguns alimentos fontes de fibras para incluir na rotina. Além de priorizar alimentos ricos em ativos benéficos, pode ser necessário incluir alguns suplementos para manter bons níveis no organismo. 

O melhor caminho para um corpo saudável é evitar os principais erros na alimentação e adotar práticas equilibradas. 

Por fim, você aprendeu quais alimentos evitar ou priorizar. Acompanhe outras dicas de saúde e bem-estar

 

 

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *