SOCIALITE DESAPARECIDA E EX-MOTORISTA E ACUSADO
Na terça-feira, 26, a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro realizaram uma operação denominada Dama de Ouros para prender José Marcos Chaves Ribeiro, ex-motorista da socialite Regina Lemos Gonçalves. Ele é acusado de graves crimes, incluindo tentativa de feminicídio, sequestro, cárcere privado, violência psicológica e furto qualificado. O caso veio à tona após vizinhos do Edifício Chopin denunciarem o desaparecimento da idosa de 88 anos.
Regina é viúva há 30 anos e herdeira de Nestor Gonçalves, famoso fabricante dos baralhos Copag. Durante sua vida, ela manteve uma união estável com José Marcos, que tem 53 anos. A situação alarmou familiares e vizinhos que notaram a ausência da socialite e começaram a suspeitar que ela estava sendo mantida em cárcere privado pelo ex-motorista.
Após uma denúncia anônima ao Ministério Público em maio de 2022, amigos e conhecidos relataram tentativas frustradas de contato com Regina. Eles afirmaram que José Marcos controlava todos os meios de comunicação da socialite, frequentemente respondendo por ela com evasivas e alegando que Regina estava doente.
Em abril deste ano, após a repercussão do caso na mídia, Regina confirmou sua situação em uma entrevista ao programa Fantástico. Ela revelou que vivia sob controle total do ex-motorista, sem poder ter contato com amigos ou familiares. “Ele pegava meu celular… Eu vivia assim… Sem poder ter contato com ninguém”, contou a socialite.
A investigação formal que resultou na Operação Dama de Ouros começou em novembro de 2023. A polícia coletou depoimentos e analisou laudos médicos relacionados ao tempo em que Regina viveu com José Marcos no apartamento. Em dezembro de 2021, a idosa foi internada com uma lesão suspeita na cabeça e precisou passar por cirurgia.
Atualmente, José Marcos está foragido e possui uma ordem judicial que o proíbe de se aproximar ou tentar contato com Regina Lemos Gonçalves. Durante as investigações, a mansão da herdeira também foi desocupada por ordem da Justiça, e agentes realizaram buscas no Edifício Chopin e nos apartamentos associados à socialite.
JNFBRASIL