VENDAS NO COMÉRCIO CRESCEM PELO QUINTO MÊS SEGUIDO 

VENDAS NO COMÉRCIO CRESCEM PELO QUINTO MÊS SEGUIDO 

VENDAS NO COMÉRCIO CRESCEM PELO QUINTO MÊS SEGUIDO

 

Vendas de produtos farmacêuticos puxam alta do comércio goiano.

 

O comércio goiano cresceu 5,2% em abril, na variação acumulada no ano, na comparação com o mesmo período de 2023. Esse foi o quinto mês com resultado positivo para o setor, que também acumula alta de 4,1% na variação interanual, na comparação entre abril de 2024 contra o mesmo mês do ano anterior, o melhor crescimento para um primeiro quadrimestre do ano desde 2014.

 

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apurada pelo Instituto Mauro Borges (IMB).

 

COMÉRCIO

A pesquisa revela ainda, que na variação acumulada em 12 meses (2,2%), o comércio em Goiás atingiu o maior valor desde julho de 2021. Na variação mensal com ajuste sazonal o aumento foi de 0,9%, quando comparado abril de 2024 contra o mês anterior.

 

As altas foram puxadas, principalmente, pelas vendas em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; hipermercados e supermercados; produtos alimentícios, bebidas e fumo; e outros artigos de uso pessoal e doméstico que aumentaram 28,3% no mês de abril.

 

“O comércio em Goiás segue apresentando crescimentos notáveis. Com os resultados de abril, completamos cinco meses seguidos de crescimento. Esses resultados são muito importantes para o desenvolvimento da nossa economia”, enfatiza o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

 

No varejo ampliado, Goiás obteve aumento de 22,8% na variação interanual e 8,2% na passagem de março para abril de 2024. O destaque foi para as vendas de veículos, motocicletas, partes e peças que cresceram 64,6% no mês de abril, a maior alta desde maio de 2021. Também se destacou no mês a atividade de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, com um crescimento de 21%.

 

“Os resultados positivos nas pesquisas refletem o fortalecimento do setor, resultado da confiança dos consumidores, o que também impulsiona o crescimento econômico e a geração de empregos em Goiás”, comemora o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

 

NACIONAL

O comércio brasileiro registrou aumento de 2,2% no mês de abril, na comparação com o mesmo mês do ano anterior e 0,9% na variação mensal com ajuste sazonal. No acumulado no ano e acumulado em 12 meses, o crescimento foi, respectivamente, de 4,9% e 2,7%.

 

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

 

CRÉDITO; AGÊNCIA CORA CORALINA

.

Jornal nossa folha

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *