JACA: 10 BENEFÍCIOS, E COMO CONSUMIR (COM RECEITAS)
ATUALIZADA.
A jaca é uma fruta que fornece diversos benefícios para a saúde, como combater a prisão de ventre, facilitar a perda de peso, ajudar a controlar a pressão arterial e prevenir o envelhecimento precoce.
Esses benefícios se devem ao fato da jaca ter ótimas quantidades de fibras, vitamina C e compostos antioxidantes, como flavonoides, saponinas, CAROTENÓIDES E COMPOSTOS FENÓLICOS.
A jaca tem um aroma forte e sabor adocicado, podendo ser consumida ao natural, desidratada ou no preparo de sucos, doces e geleias. Já a fruta verde pode ser usada em receitas vegetarianas. Os caroços da jaca também podem ser consumidos cozidos, assados ou na forma de farinha.
Imagem ilustrativa número 1
Principais benefícios
Os principais benefícios da jaca para a saúde são:
1. Combater a prisão de ventre
A jaca contém uma ótima quantidade de fibras, que promovem a formação do bolo fecal e estimulam os movimentos naturais do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre.
Leia também: 12 melhores frutas laxantes (para soltar o intestino)
tuasaude.com/frutas-laxantes
2. Equilibrar a pressão arterial
A jaca contém potássio, um mineral que ajuda eliminar o excesso de sódio do organismo, contribuindo assim para o equilíbrio da pressão arterial. Veja outros alimentos fonte de potássio.
Além disso, a jaca também contém vitamina C, carotenoides e flavonoides, antioxidantes que melhoram a saúde das artérias e melhoram a circulação de sangue, ajudando a prevenir a pressão alta.
3. Promover a perda de peso
Por ter ótimas quantidades de fibras, a jaca prolonga o tempo de digestão dos alimentos no estômago, controlando a fome ao longo do dia e promovendo, assim, a perda de peso.
É importante ressaltar que, para perder peso, a jaca deve fazer parte de uma alimentação saudável, associada à prática regular de atividades físicas.
4. Prevenir o envelhecimento precoce
A jaca contém vitamina C, flavonoides e carotenoides, compostos antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelo excesso de radicais livres, evitando o surgimento das rugas, flacidez e o envelhecimento precoce.
overlay-clevercloseLogo
5. Evitar a diabetes
Por ser rica em fibras, a jaca diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
Além disso, os antioxidantes presentes na jaca também fortalecem as células do pâncreas, equilibrando a produção de insulina e ajudando a controlar os níveis de glicose em pessoas que já possuem a diabetes.
6. Manter a saúde dos olhos
A jaca contém betacaroteno, luteína e zeaxantina, carotenoides que protegem os olhos contra os radicais livres e os raios ultravioletas do sol, ajudando a evitar situações como catarata e degeneração macular, uma doença que diminui a nitidez e a capacidade da visão.
7. Prevenir a anemia
Por ser uma boa fonte de vitamina C, um nutriente que promove a absorção do ferro dos alimentos, a jaca ajuda a combater a anemia.
Isto porque o ferro é fundamental para a produção de hemoglobina, um componente das hemácias do sangue que normalmente está diminuído na anemia.
8. Fortalecer o sistema imunológico
A jaca contém antioxidantes, como vitamina C, carotenoides e saponinas, que fortalecem e protegem as células do sistema imunológico contra os radicais livres, ajudando a proteger o organismo contra infecções causadas por vírus e bactérias.
9. Controlar o colesterol
As fibras presentes na jaca reduzem a absorção de gorduras no intestino, ajudando a controlar os níveis de colesterol no sangue e diminuindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose.
A jaca também contém flavonoides e carotenoides, que são compostos bioativos antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, ajudando a controlar os níveis de colesterol no sangue.
10. Melhorar a disposição
Por conter boas quantidades de carboidratos, a j