APRENDA A TIRAR AS MANCHAS DE DESODORANTE DE SUAS ROUPAS COLORIDAS 

APRENDA A TIRAR AS MANCHAS DE DESODORANTE DE SUAS ROUPAS COLORIDAS 

APRENDA A TIRAR AS MANCHAS DE DESODORANTE DE SUAS ROUPAS COLORIDAS

 

Com algumas receitas caseiras e cuidados especiais, as peças podem continuar bonitas e livres de marcas por mais tempo

 

As manchas de desodorante podem formar crostas nas roupas de difícil retirada.

 

As manchas de desodorante não são um problema apenas em roupas brancas, mas também em blusas e camisetas coloridas. Mais delicadas, por conta do risco de serem danificadas e desbotar a cor, elas merecem cuidado e atenção especial.

 

As manchas de desodorante aparecem nas roupas devido a características do organismo da pesoa. “É uma química muito diferente, pois depende da fisiologia de cada um. O desodorante e o suor soltam sais que são bastante ácidos. Alguns têm mais propensão a suar que outros, e também dependerá do tipo de desodorante usado”, comenta Birgit Marsili, sócia da Lavoutique Lavanderia & Costura.

 

A composição dos desodorantes contribui para que alguns sejam mais propensos a deixar manchas do que outros. “É porque justamente a composição do produto tem sais de alumínios, os quais ajudam na ação antitranspirante. Quando eles se acumulam nas fibras de tecido, em contato com o sol, resulta nessas manchas”, explica a personal organizer Sandra Perdoná.

 

Mesmo os desodorantes naturais, livres de alumínio, possuem outras substâncias que deterioram as roupas, como o leite de magnésia, deixando manchas esbranquiçadas. “Mas, lavando com produto neutro, com água morna, dando uma boa esfregada antes de lavar na máquina, em uma pré-lavagem, a substância sai e não fica impregnada”, destaca.

 

Contras as manchas de desodorante em roupas coloridas, Sandra recomenda vestir a blusa só após o produto estar completamente seco. “Assim, você evita que o produto entre em contato direto com o tecido e acabe manchando ou até mesmo criando aquela crosta. Nunca aplique o produto direto nas roupas”, explica.

 

Outra variante que contribui para as manchas é o tecido do qual é feita a peça. Os materiais sintéticos podem ficar com um odor forte junto às manchas, que também é difícil de ser removido. “O que indicamos como uma receita caseira é usar um detergente neutro com água morna e fazer uma pré-lavagem, até deixar um pouco de molho e depois lavar”, ensina.

 

A personal organizar indica que, ao primeiro sinal de aparecimento das manchas, a área da axila seja lavada com sabão ou detergente neutro. “Desta forma, você evitará o desgaste do tecido. Também nunca passe as roupas nesta parte, pois usar o ferro ali em cima impregnará ainda mais essa mancha”, diz.

 

Acúmulo de produto

Segundo Birgit, quando há a formação de uma crosta dura nas partes das axilas da roupa colorida é porque o material já está impregnado no tecido de forma profunda. “O indicado é sempre lavar para não deixar que isso aconteça. Essa crosta dura não acontece do dia para a noite. Ela ocorre após várias lavagens incorretas, quando começa a endurecer e fica cada vez mais visível”, comenta

 

 

É importante identificar o tipo de tecido da roupa para evitar danificá-la. Se for um material mais delicado, tente não esfregar muito ao tirar a crosta, o que pode romper as fibras. “Nos casos das crostas, uma receita caseira de bicarbonato com água, bicarbonato com limão ou, ainda, um tira-manchas, pode ajudar [veja abaixo]”, orienta.

 

Receitas caseiras

Existem várias receitas caseiras que podem ajudar a remover as manchas de desodorante das roupas coloridas. A mais comum envolve o uso de bicarbonato de sódio, segundo Sandra. “Ele é um excelente aliado em casa e um ingrediente versátil, não apenas pela eficácia, mas também por ser uma opção natural e uma alternativa amigável ao meio ambiente”, comenta.

 

 

Veja abaixo algumas receitas indicadas pela personal organizer:

 

Vinagre branco + água: misture os dois ingredientes em partes iguais e aplique sobre a mancha. Deixe agir por cerca de 15 minutos. Lave normalmente na sequência. Caso necessário, repita o processo.

 

Vinagre + bicarbonato: molhe a mancha com o vinagre e coloque uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio sobre ela. Esfregue suavemente, formando uma pastinha, e deixe agir por cerca de uma hora. Depois, enxágue até sair por completo.

 

Limão + bicarbonato: o limão é um poderoso antioxidante e ajuda a clarear o amarelado das roupas. Pode ser usado em manchas mais antigas e resistentes. Esprema o limão e faça uma pasta com os dois ingredientes. Aplique sobre a mancha com tecido ainda seco. Esfregue com uma escova macia e deixe agir por cerca de uma hora. Enxágue normalmente em seguida.

 

Sal: é um grande aliado para tirar manchas, principalmente de roupas pretas e escuras. Isso porque ele evita o desbotamento da cor do tecido e não estraga a roupa. Umedeça o tecido com um pouco de água e aplique uma colher (sopa) de sal na mancha. Esfregue na sequência e deixe agir por alguns minutos. Retire o excesso e finalize a lavagem normalmente.

 

Tira-manchas: o produto, apesar de ser mais caro, pode ser bastante eficaz na remoção de manchas mais persistentes. É preciso se atentar somente às instruções do fabricante para não danificar as roupas

 

 

O que evitar

Qualquer produto que tenha cloro em sua composição não é indicado para roupas coloridas, pois pode manchá-las de forma definitiva. “Use sempre produtos neutros, sem cloro. Além disso, de preferência, se as roupas forem estendidas à luz solar, sempre coloque do lado avesso, pois a luminosidade também pode afetar a coloração das peças”, orienta Birgit.

 

Além do cloro, a água-oxigenada também não é recomendada de forma alguma. Outra dica é evitar deixar as roupas de molho por muito tempo. “Algo que é muito importante e muita gente esquece são as instruções das etiquetas de cada peça”, alerta Sandra.

 

O açúcar, apesar de ser listado como um dos produtos que ajuda a tirar manchas de roupas coloridas, não é indicado para marcas de desodorante no tecido. “O açúcar é conhecido por suas propriedades abrasivas e sua capacidade de absorver líquido. Mas ele é útil para manchas de base orgânica, como suco de fruta, café e vinho. Para manchas de desodorante eu não recomendo”, fala Sandra.

 

Mesmo a mistura de água sanitária com açúcar não funciona nestes casos – e ainda pode estragar a peça de roupa. “Essa receita é indicada para remoção de mofo, não de desodorante. Além disso, pode manchar um tecido colorido dependendo da concentração e do tipo de pigmento que tem nas cores”, conclui a personal organizer.

Jornal nossa folha

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *