CINCO PARTIDOS SE UNEM E CRIAM MAIOR BLOCO DA CÂMARA, COM 142 DEPUTADOS
O deputado Fábio Macedo (Podemos-MA) foi definido para ser o líder do grupo. Formado por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, o bloco reúne partidos aliados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nesta quinta-feira (30) cinco partidos finalizaram a formação de um grande bloco na Câmara dos Deputados. O grupo contém 142 parlamentares e será o maior da Casa.
O grupo é formado por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, reúne partidos aliados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também partidos que haviam declarado independência ou sinalizado oposição.
Os blocos parlamentares têm um papel de destaque na distribuição de vagas nas comissões permanentes e também na ordem de escolha dos cargos na Mesa Diretora e na presidência de comissões.
O deputado Fábio Macedo (Podemos-MA) foi escolhido como líder do bloco consolidado e informou que: “Unimos as lideranças dos partidos para juntos seguirmos defendendo e levantando as bandeiras programáticas como a independência do parlamento, a despolarização política, a busca por consensos, a defesa da democracia e o desenvolvimento do Brasil”.
É o primeiro mandato como deputado federal de Fábio Macedo.
Arthur Lira, presidente da Câmara (Foto:Reprodução/Pablo Valadares/Divulgação Câmara)
Desde o dia primeiro de fevereiro que os cinco partidos que formam o bloco já estavam unidos para que Arthur Lira fosse reeleito à presidência da Casa.
Antes eram 15 partidos, individuais ou unidos que estavam em federações partidárias também estavam na composição, porém com o passar dos dias, algumas silvas acabaram deixando o grupo e agora só reúne somente MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC.
Arthur Lira (PP-AL) é o presidente da Câmara, ele se reuniu na quarta-feira (29) com os líderes do novo bloco e escreveu nas redes sociais que sempre defendeu a unidade para reduzir o número de partidos, fortalecendo-os e dando à sociedade confiança no sistema partidário.
O partido de Lira e o União Brasil tentaram, recentemente, formar uma federação, porém o plano acabou não prosperando. Mesmo que a ideia tivesse ido adiante, a nova legenda contaria com 108 deputados e então não atingiria o número de representantes do novo bloco.
(Foto:Reprodução/Ed Alves/CB/DA PRESS)
JNFNBRASIL
Jornal Nossa Folha-DF