DEPUTADA FEDERAL AMÁLIA BARROS DO PL, MORRE AOS 39 ANOS 

DEPUTADA FEDERAL AMÁLIA BARROS DO PL, MORRE AOS 39 ANOS 

DEPUTADA FEDERAL AMÁLIA BARROS DO PL, MORRE AOS 39 ANOS

 

Amália estava internada em São Paulo desde o começo do mês para tratar de complicações da retirada de um nódulo no pâncreas.| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Ouça este conteúdo

 

A deputada federal e vice-presidente do PL Mulher nacional, Amália Barros (PL-MT), morreu aos 39 anos na madrugada deste domingo (12). A parlamentar estava internada desde o começo do mês em São Paulo para tratar de complicações causadas por uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas.

 

Ela passou por uma cirurgia no sábado (11) para tratar de complicações que se estenderam ao pâncreas. Antes, na quinta (9), Amália realizou um procedimento adicional de radiointervenção, segundo o boletim médico do Hospital Vila Nova Star.

 

Amália foi eleita em 2022 e atuou em importantes comissões na Câmara, como Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Direitos da Mulher e Educação.

 

Nascida em Mogi Mirim (SP), a deputada era formada em Jornalismo e enfrentou uma série de desafios ao longo da vida, incluindo a perda da visão do olho esquerdo aos 20 anos devido a uma toxoplasmose. Após 15 cirurgias, ela teve que remover o olho e passou a utilizar uma prótese ocular a partir de 2016.

 

A deputada foi responsável por inspirar a Lei 14.126/2021, conhecida como Lei Amália Barros, que reconhece a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial. Além disso, fundou o Instituto Amália Barros, posteriormente renomeado como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, que promove campanhas de doação de próteses oculares e oferece assistência às pessoas monoculares.

 

Repercussão na política

A morte de Amália Barros repercutiu na política, com correligionários e aliados expressando suas condolências por meio das redes sociais.

 

O Partido Liberal (PL) emitiu uma nota oficial lamentando o falecimento da deputada: “É com profundo pesar que o Partido Liberal lamenta o falecimento da deputada federal Amália Barros. Sua garra incansável e sua dedicação por melhorar a vida dos cidadãos serão para sempre lembradas. Neste momento de tristeza, estendemos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas da deputada. Que sua memória inspire todos nós a continuar seu legado de compromisso e compaixão. Descanse em paz”.

 

“Com muita dor informo o passamento da nossa amiga e irmã Deputada Federal Amália Barros de Mato Grosso. Deus, em sua infinita bondade, a receba e conforte seus familiares e amigos”, disse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, compartilhou uma foto ao lado de Amália e escreveu que “vou te amar pra sempre, minha amiga. Você está nos braços do pai”.

 

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), homenageou Amália com uma foto acompanhada da mensagem: “Vá em paz amiga”.

 

O também Jorge Seif (PL-SC) expressou sua gratidão à colega: “Amiga querida, obrigado por tudo! Obrigado por combater o bom combate até o fim! Que Jesus te receba e console meu irmão @thiagoboava. O Brasil perde uma grande mulher”.

 

“Nossa colega jornalista deputada federal, Amália Barros, que lutou tanto, não só pela política, mas também pela sua sobrevivência, mas infelizmente nos deixou, que Deus conforte toda a família e amigos”.

Brenda Yasmin

JNFBRASIL-JORNAL

Jornal nossa folha

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *