ELAS CRESCEM EM JARDINS E FLORESTAS, SÃO PISOTEADAS POR QUEM NÃO AS CONHECE E, AINDA ASSIM, VALEM UMA FORTUNA

ELAS CRESCEM EM JARDINS E FLORESTAS, SÃO PISOTEADAS POR QUEM NÃO AS CONHECE E, AINDA ASSIM, VALEM UMA FORTUNA

ELAS CRESCEM EM JARDINS E FLORESTAS, SÃO PISOTEADAS POR QUEM NÃO AS CONHECE E, AINDA ASSIM, VALEM UMA FORTUNA

 

Geralmente essa planta é pisada por quem nem a identifica, pois é confundido com erva daninha

 

Quem tem jardim pode aproveitar o gramado para plantar a própria comida em uma horta caseira. Mas algumas vezes plantas espontâneas e comestíveis surgem da terra sem nem percebermos. É o caso do lúpulo, planta que é a base de excelentes e maravilhosas cervejas e que cresce no campo. Esta planta, cujo tesouro gastronómico é a flor, tem também nos seus brotos tenros um grande potencial gastronômico muito apreciado na Bélgica e na Alemanha sob o nome de “trufa do norte”.

 

O lúpulo selvagem é muitas vezes subestimado por ser em grande parte desconhecido. E, pior ainda, muitas vezes é pisoteado por quem nem sequer o identifica, pois é confundido com erva daninha. Porém, esta erva que cresce espontaneamente na natureza é uma delícia com sabor levemente amargo e notas que lembram nozes. Fica ainda melhor frito na manteiga.

 

Para surpresa de muitos, embora este ingrediente seja encontrado no campo, é um alimento caro e de luxo e só se encontra nas mesas mais nobres devido ao seu altíssimo preço por quilo. Entenda onde achar lúpulo e por que ele é valioso.

 

Lúpulo é uma planta de luxo

Quanto você pagaria por uma pequena planta? No caso do lúpulo, o preço é de 1000 euros (cerca de 5500 reais) por 1 kg da erva. O mais difícil é encontrá-la: embora possa parecer paradoxal florescer nos jardins e ser tão rara, os seus botões estão escondidos e camuflados entre tons verdes e brancos.

 

Cada broto pesa aproximadamente um grama e apenas os 3 centímetros superiores são comestíveis, pois o restante da planta é muito fibroso e é descartado. Além disso, fora da natureza selvagem existem muito poucos produtores que se dedicam ao seu cultivo, centrados nas regiões da Alsácia na França, da Baviera na Alemanha e da Bélgica.

 

Agora, o lúpulo selvagem também pode aparecer em algumas áreas da Espanha, especificamente na parte noroeste da península. Fora da Europa já é mais difícil de encontrá-la e os interessados em experimentar essa iguaria precisam de sorte de achá-la na natureza como uma PANC ou pagar uma pequena fortuna.

Jornal nossa folha

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *