GOVERNO AUTORIZA OPERAÇÕES COMERCIAIS EM TRECHO DE FERROVIA GOIANA
Um trecho ferroviário goiano, situado entre Ouro Verde e Santa Helena, foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (Sufer/ANTT) a receber operações comerciais. Anteriormente, a via estava operando apenas em regime de comissionamento.
Finalizados os testes e restrições operacionais, que avaliaram o comportamento rota, agora a faixa irá integrar a Rumo Malha Central (RMC), atuando nacionalmente. No total, serão 282 km ligando portos do Norte e Sudeste ao Centro-Oeste.
O trecho foi inaugurado em 2023 e deverá transportar diversas mercadorias, como carne bovina congelada, milho, açúcar, peças automotivas, minério e algodão, alavancando o escoamento de produtos locais.
No entanto, todos os trens seguirão um mesmo padrão, compostas por duas Locomotivas C30 e 16 vagões. Com peso líquido de 500 toneladas úteis (TU) e bruto de 1.200 toneladas brutas (TB), terão um comprimento máximo de 400 metros.
Vale ressaltar ainda que o modal ferroviário é conhecido por emitir menos poluentes, em comparação com outras formas de transporte, de modo que a mudança também consiste em um benefício ambiental.
“A autorização para o início das operações na Rumo Malha Central representa um marco significativo no desenvolvimento da infraestrutura logística do Brasil. Promove maior eficiência e competitividade nos transportes de carga. Além disso, fortalece a posição do país como um importante hub logístico na América do Sul”, apontou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
CRÉDITO: PORTAL 06
JNFBRASIL ; JORNAL NOSSA FOLHA-DF ENTORNO E GOIÁS