GOVERNO DE GOIÁS

GOVERNO DE GOIÁS

JUSSARA E BURITI DE GOIÁS RECEBEM 100 CASAS A CUSTO ZERO

Jussara e Buriti de Goiás recebem 100 casas a custo zero
Jussara recebe entrega de casas, além de reformas e ampliação de escolas (Foto: Lucas Diener e Rômullo Carvalho)
Jussara e Buriti de Goiás receberam, nesta quinta-feira (23/05), 100 casas a custo zero do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção. Uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Quem fez a entrega das chaves foi o governador Ronaldo Caiado, que participou das solenidades dos dois municípios.

Os beneficiários não pagaram nada para ter acesso às casas escrituradas. A obra e a documentação foram bancadas pelo Estado, sendo aplicados R$ 5,8 milhões em Buriti e R$ 6,1 milhões em Jussara. Goiás é pioneiro na entrega de moradias a custo zero.

CASAS A CUSTO ZERO
“É o único estado no Brasil, não tem outro. O dono terá a tranquilidade de morar em uma casa feita com respeito e qualidade. É para viver com dignidade”, declarou Caiado. Cada residência tem cerca de 42m², sendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

A vendedora Jéssica da Silva, 22 anos, assumiu o cuidado dos irmãos, 17 e 7 anos, após a morte da mãe. Agora, com a conquista da moradia, retomará o sonho de cursar o ensino superior.

“Tive que priorizar o cuidado dos meninos, mas sempre orei pedindo uma casa. Com o dinheiro que pagava aluguel, vou investir na faculdade. Quero fazer nutrição e especializar na seletividade alimentar. Meu irmão é autista e sei das dificuldades, por isso vou estudar para apoiar as famílias que passam por isso”, afirmou.

Já o aposentado João Ferreira Barbosa celebrará seus 80 anos na primeira casa própria.

“Tenho que colocar as mãos pro céu e agradecer. Agora vou mobiliar minha casinha direitinho, ajeitar bem ajeitadinho. E assim vou levando a vida”, confirmou o idoso. “E aqui todo mundo será como uma família”, disse sobre a disposição em fazer amizade com os vizinhos no Setor Esplanada, em Buriti.

O Pra Ter Onde Morar – Construção já está presente em 144 cidades. “Até o fim do governo Caiado, serão 10 mil famílias com sua casa a custo zero. As prefeituras doam o lote para que o governo construa”, disse o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

A ação é realizada com recursos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege). “Aqui, o programa habitacional não vem com boleto, mas com chave e escritura. Essa é a marca do governador Ronaldo Caiado”, frisou o titular da Seinfra, Pedro Sales.

A prefeita de Jussara, Maria Idali da Silva, ressaltou que a entrega das chaves no Residencial Tatiana Ranna dos Santos “representa mais do que melhoria em infraestrutura e serviço público: é um avanço significativo na qualidade de vida do cidadão”.

Já a prefeita de Buriti, Átila Rúbia de Deus, falou que ajudar pessoas é uma missão. “Vão olhar para essas casas e pensar: ‘Pode vir a chuva que for, o sol de rachar. Agora tenho um teto, uma sombra pra ficar com meus filhos e família’”, sublinhou.

FONTE: AGÊNCIA CORA CORALINA

Jornal nossa folha

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *