MINISTÉRIO DA SAÚDE EMITE NOTA POLÊMICA SOBRE SUS: VEJA O QUE PODE ACONTECER

Imagem: Reprodução/Google

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde brasileiro que funciona gratuitamente e foi criado em 1988, da Constituição Federal. O sistema em questão permite que os cidadãos brasileiros tenham acesso a consultas, exames e até cirurgias gratuitas.

No mundo, o Brasil é o único país com um sistema público de saúde abrangente, já que o SUS é totalmente financiado pelo Estado. Além dos serviços acima, o sistema também permite que os brasileiros tenham acesso gratuito a vacinas e medicamentos.

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde divulgou uma nota bastante polêmica sobre o SUS. Então é isso que pode acontecer com o sistema!

Recentemente, o Ministério da Saúde afirmou que estuda a possibilidade de aplicar inteligência artificial no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o que se sabe até agora, o ministério já está ciente das potenciais implicações do uso de inteligência artificial no sistema de saúde.

As consequências relacionam-se, principalmente, ao atendimento da população e aos diagnósticos. A Secretaria de Informação e Saúde (SUS) afirmou ainda que promove e acompanha as discussões do projeto de lei 2338/23, que visa regulamentar o uso da inteligência artificial no território nacional.

O texto tramita no Senado Federal desde o início de maio, mas ainda não há data marcada para votação. Vale destacar ainda que o governo federal não estabelece nenhum prazo para as mudanças que serão promovidas no SUS.

Isso porque é necessária a realização de uma série de estudos a respeito do tema, bem como a necessidade de um entendimento aprofundado da capacidade tecnológica que os equipamentos utilizados hoje possuem. A partir disso, será possível entender quais atualizações precisam ser feitas para que a inteligência artificial possa ser usada tanto em centros de saúde quanto em hospitais.

OMS destaca necessidade de cuidados no uso da IA na saúde

Devido aos grandes avanços da inteligência artificial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem notado seu uso no setor saúde. No comunicado, a organização ressalta que é preciso ter cautela ao adotar essa tecnologia, pois ela é necessária para proteger o bem-estar do ser humano, bem como sua autonomia e segurança.

Diante disso, a OMS exige atenção aos potenciais riscos do uso da inteligência artificial, além de cuidar dos dados reportados às plataformas, que podem acabar fornecendo informações impróprias. Vale ressaltar também que ao redor do mundo são discutidas as práticas de IA no ambiente profissional.

JNFBRASIL JORNALNOSSAFOLHA-DF

Jornal nossa folha DF

Noticias de Brasília e entorno sempre atualizadas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *